Coluna do blog

Descabornizando o setor elétrico
A geração de eletricidade por termelétricas a carvão no Brasil não é expressiva (menos de 3% da geração total em 2016), mas a resistência em desligá-la é grande. Existem dois pólos do carvão hoje no país. A região mais tradicional fica perto das minas do Sul do país, onde se localiza o complexo Jorge Lacerda, em Santa Catarina, e as térmicas da região de Candiota, no Rio Grande do Sul. A Engie está tentando vender os 1,2 GW de Jorge Lacerda e a UTE Pampa Sul, sem sucesso até agora. No Nordeste estão as três projetadas por Eike Batista, duas em Pecém, no Ceará, e uma em Itaqui, ao lado de São Luiz do Maranhão. O carvão do Sul do país emprega cerca de 5 mil pessoas e a associação patronal tem nestes empregos seu principal argumento para resistir ao fechamento. Já o carvão queimado no Ceará e no Maranhão é importado de uma mina na Colômbia que também era de Eike Batista. Desativar estas usinas parece ser muito mais uma decisão política do que econômica. Consultados, especialistas brasileiros dizem apoiar o fechamento das térmicas a carvão, embora divirjam em relação às térmicas a gás. Dado o crescimento acelerado da eólica e da fotovoltaica, a geração a carvão é perfeitamente dispensável. Fechar as térmicas a carvão é um primeiro passo importante para reduzir as emissões do setor elétrico.

A frase: "Eu não rivalizo com Bolsonaro, rivalizo com Lula, e Lula, no meu cálculo doído que seja, não será candidato". Ciro Gomes


Cidadania (Nota da foto)
Salmito Filho, presidente da Câmara de Fortaleza, recebeu o título de Cidadão de Quixeramobim. Foi recebido com carinho na comunidade que reconhece em Salmito um político honrado, além de fiel e leal.

Coisas de Francisco
O Papa Francisco convidou os CEOs das grandes petroleiras privadas para uma reunião de dois dias.

Direto ao ponto
 Ele foi duro ao dizer que, por conta das mudanças do clima, as petroleiras têm que colocar em seus planos o abandono do petróleo e a migração para as fontes renováveis.

Desculpa de jacu
Antecipando a tradicional desculpa destas empresas - “o petróleo é necessário para tirar bilhões de pessoas da pobreza” - Francisco disse que a energia para eliminar a pobreza e a fome tem que ser limpa.

Desejo
 “Nosso desejo de garantir energia a todos não pode levar ao efeito indesejado de uma espiral de extremos climáticos devido a uma catastrófica elevação da temperatura”disse.

Peixe frito
A Capitania dos Portos, em Acarau, apreendeu 25 toneladas de peixes que teriam sido pescado irregualarmente. O fruto da apreensão foi doado para a Escola de Aprendizes Marinheiros, em Fortaleza.

Preguiça ou incompetencia?
Estão mudando parte do piso da avenida do Canal, já chegando ao balão da Aguanambi,de quem vem do Porangabussu. Ainda que fosse toda a avenida o prazo de 30 dias pra ficar pronto...sei,não.

Congresso
 A Aceji – Associação Cearense de Jornalistas do Interior está recebendo inscrições para o XVI Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, agendado para  29 de junho a 1º de julho em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza.

 XII Festival da Lagosta.
A programação, que junta no mesmo caçuá gastronomia, arte e cultura, acontecerá de sexta a domingo próximos, a partir das 19 horas. Nas praias de Barreira e Redonda, em Icapuí pras bandas do litoral leste.

 PCdoB bota bloco na rua
 “Dia Nacional de Mobilização Militante – Ocupa as Cidades”. Na ação, a militância comunista ocupará as ruas de todas as cidades onde o PCdoB está organizado para divulgar suas propostas e os nomes de seus pré-candidatos..


,


Nenhum comentário:

Postar um comentário