Coluna do blog

Quem instrui a bancada ruralista
Os slogans “Agro é pop, Agro é tech” e “Agro: a indústria-riqueza do Brasil” vêm sendo martelados cotidianamente sobre os telespectadores do horário nobre da TV Globo. Você já deve ter se perguntado quem organizou a campanha e quem paga por ela. A agência Pública finalmente jogou uma luz sobre a trama de organizações, empresas e associações que bancam esta campanha além de instrumentalizar e bancar as atividades da bancada ruralista no congresso. No centro da teia está o Instituto Pensar Agropecuária, o IPA - entidade que, segundo A Pública, controla nos bastidores a poderosa bancada ruralista -, e seu diretor, o engenheiro agrônomo João Henrique Hummel Vieira, 56 anos, lobista e estrategista das ações rurais no Legislativo. O IPA arrecada recursos de 40 entidades do setor agropecuário, as quais, por sua vez, arrecadam doações das multinacionais de sementes, insumos e agroquímicos. Com os recursos, além das campanhas, oferece quadros técnicos e políticos para instruir deputados e senadores, logística e estrutura física para a bancada, e constrói semanalmente a pauta dos ruralistas, com informações e argumentos sobre o que deve ser discutido no Congresso. Declaradamente, seus adversários são índios, quilombolas, sem-terra e ONGs internacionais que, na opinião de Hummel, trabalham para inviabilizar a expansão do agronegócio em favor dos países europeus, e têm como objetivo “modernizar” as legislações trabalhistas rural, fundiária, tributária e indigenista, “para “garantir a segurança jurídica necessária” ao agronegócio.Pelo tom das matérias, o IPA persegue seus objetivos passando sem hesitação o trator por cima de quem se opuser. Hummel chegou a ser pego na sala de uma das comissões votando como se fosse um deputado. Era isso que voce queria?
A frase: "O Banco do Brasil virá depois". De um observador da cena lendo manchete deste jornal onde " Meirelles diz que a Caixa será privatizada".

Bilhete (Nota da foto)
Recebo bilhete do jornalista Tavares Neto:" Estou escrevendo para sugerir como pauta o anúncio da pré-candidatura de Ari Areia a deputado estadual no Ceará pelo PSOL. Ator, jornalista, negro e LGBT, Ari tem construído esse projeto coletivo junto com o movimento de trabalhadores e trabalhadoras da cultura pelos cantos do estado. Fico à disposição,Tavares Neto."

Estado rico
O Tesouro estadual está liberando R$ 180 mil para a Prefeitura Municipal de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, investir nos seus festejos juninos entre os dias 7 e 23 do corrente mês. Ta no  Diário Oficial do Estado.

Imagina
Agora cê imagina se o Governo não tivesse o comando de Maracanaú como um adversário feroz e um inimigo em potencial de seus principais aliados, os FGs. Deve ser  algo do tipo Ze Sarney; tudo pelo social.

Licença
Aprovado mais um pedido de licença, desta vez, para o deputado Robério Monteiro (PDT), para tratar de interesse particular por um período de 120 dias. Reassume a vaga de titular o deputado suplente, Manoel Santana (PT).

Outros
Estão de licença da Assembleia os deputados Carlos Felipe (PCdoB), Mario Hélio (Patriota), Renato Roseno (PSOL) e Tomaz Holanda (PPS). Se não todos, a grande maioria tá no mundo atrás de voto.

Ficou esquisito
O general candidato soube que Camilo foi convidado pra participar do encontro das igrejas  evangélicas. Aí, achou por bem ir tambem. Segundo fonte das igrejas, como não foi convidado sequer foi citado como possivel candidato ao governo.

Traço de arrodeio
Fernando Hugo arrumou tudo no Canto da Paz, em Messejana, na comunidade do Curió. Perto da data de inauguração - que não mais vai haver - sacanearam dando um drible da vaca em FHC,que de "faz-tudo", ficou no ora-veja.

 Uma proposta
... fica proibido ao menor de 18 anos, desacompanhado de mãe, pai ou responsável, entre 23h e 5h, transitar nas ruas, praças e praias. É o objetivo de projeto de lei da deputada Doutora Silvana, na Assembleia do Ceará.

Então...
O Ministério Público disse que pode ser inconstitucional por interferir na lei de ir e vir das pessoas. Silvana, porém rebate: -  “é necessário que se entenda que liberdade, o direito de ir e vir, está limitado pela própria condição de exposição ao ferido”.

Hora de Acolher
O texto justifica que a medida vai proteger a criança e o adolescente das drogas, da exploração infantojuvenil e do consumo de bebidas alcoólicas, “visando a diminuição dos riscos ao seu desenvolvimento saudável e à sua integridade física e psíquica”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário