Bom dia


Cê sabe o que é sátira? Foi o que o Supremo, O SUPREMO!, liberou geral para esta campanha política e/ou qualquer outra época. Havia censura à prática da sátira. Neguim se sentia atingido quando era gozado. Ariano Suassuna dizia que mangar dos outros era uma sublime virtude. Que era extremamente feliz quando mangava de alguém. Por trás, porque pela frente não tinha graça nenhuma. Mangar é a sátira com texto e foto de nós, brasileiros, nordestinos, cearenses. Então, a partir do que disse O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASILEIRO, agora a gente pode mangar dos outros, sacanear com os políticos, as situações, os valores menores, como mentirosos, corruptos, enganadores, gente que por certo você aí conhece um. QUem sabe até tenha um em família, na sua mesa, no seu círculo de amizades. Pois como eu ia dizendo, a sátira está liberada. A litaratura tem, porém, uma definição classica de sátira: "A sátira é um gênero da literatura que tem a finalidade de ridiculizar uma pessoa ou que procura fazer troça de determinadas situações. Com antecedentes na poesia iâmbica, a sátira nasceu na poesia e na prosa até alcançar outros suportes de expressão, como o desenho, o teatro e o cinema.

Apelando à ironia, à paródia e ao sarcasmo, a sátira consegue expressar o seu repúdio àquilo que ridiculiza. Para além da crítica que acarreta a obra satírica, também consegue entreter e divertir o público graças às suas características.
É importante mencionar que a sátira pode recorrer a diversos mecanismos para cumprir com os seus propósitos. Algumas sátiras imitam os comportamentos para exacerbar certas questões e, deste modo, conseguir o seu efeito. A sátira também pode contrapor duas questões que são opostas ou muito diferentes entre si para desvalorizar uma e dar maior importância a outra.
Exagerar ou minimizar algo real até o transformar em algo ridículo é outra das técnicas habituais da sátira. Este mecanismo é habitual nas sátiras gráficas que apelam às caricaturas.
Uma das sátiras mais populares é “O grande ditador”, um filme de 1940 realizado, escrito e protagonizado por Charles Chaplin. Neste filme, Chaplin interpreta um ditador que é um personagem paródico de Adolf Hitler. O actor imita a aparência e os gestos do líder nazi com a intenção de o ridiculizar e, sobretudo, de mostrar o absurdo das suas terríveis ideias e acções. “O grande ditador” foi um êxito e obteve cinco nomeações aos Prémios Óscar."
Entendeu agora? Pode mangar a vontade do carinha ao seu alcance, que não é mais crime. Mangue e quando alguém reclamar diga que é uma sátira e que o SUPREMO LIBEROU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário