PARA TENTAR
ENTENDER OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
A greve dos caminhoneiros, que está provocando transtornos vários,
trouxe à baila a política de preços de combustíveis da Petrobras e a
dependência da economia e da população do diesel e dos caminhões. O pessoal
do Nexo Jornal fez vários gráficos com o histórico dos preços de diesel,
gasolina, etanol e gnv (gás natural veicular) que contam o desenho desta
crise. Eles deflacionaram os preços usando o IGP-M, com o que puderam
constatar que, enquanto os preços da gasolina e do etanol (este último em
menor grau) caíram entre 2001 e 2016, o preço do diesel ficou oscilando em
torno da média do período. Os gráficos também mostram que os preços ficaram
estacionados no período entre o 2o governo
Lula e o final do 1o governo Dilma. Quando Temer e Pedro Parente assumem, no 2o semestre
de 2016, todos os preços começam a subir.
Para entender um pouco melhor o que aconteceu com o preço do
diesel, ajuda a comparação com a evolução do preço internacional do petróleo
bruto e com os preços do diesel nos EUA. Antes de Temer, a variação dos
preços no Brasil andou o tempo todo acima da variação tanto do petróleo
quanto do diesel norte-americano. A partir da dupla Temer-Parente, as três
curvas parecem caminhar juntas. Especialmente em 2018, as curvas são
praticamente as mesmas.
Se os preços dos derivados estão - em termos reais - até abaixo
do que estiveram em 2011, por que a percepção social está tão alarmada? Nos
parece que o problema está no sistema econômico brasileiro, que é menos
flexível do que o norte-americano no que tange a variações significativas dos
preços dos combustíveis. Tanto o diesel quanto a gasolina, nos EUA,
acompanham as altas e baixas do preço do petróleo e o restante das cadeias de
valor reage rapidamente a essas oscilações. Aqui não. Os preços das coisas
têm uma inércia maior às oscilações no preço do diesel, e uma capacidade
menor em ajustar o preço do frete. Estivéssemos num sistema mais ágil, os
caminhoneiros teriam ajustado o frete ao longo do tempo e o preço de batatas
e das passagens aéreas teria sido ajustado de modo a repassar a conta do
transporte tanto de hortifrutis quanto do querosene de aviação.
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