Segurança

Caucaia ganha mais 19 câmeras de videomonitoramento em tempo real


O prefeito Naumi Amorim teve nesta terça-feira (13/3) uma importante reivindicação atendida pelo Governo do Estado. Caucaia ganhou um sistema de videomonitoramento que vai colaborar com o serviço de filmagem já executado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). A solenidade de implantação do serviço aconteceu na Praça Fausto Sales, no Centro da Sede, com a presença do governador Camilo Santana.
Com a chegada do sistema do Governo, Caucaia passa a ter 23 câmeras já em operação nos principais pontos do município. Dezenove delas são operadas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Estão em locais de grande movimentação como praças, na entrada da cidade, em frente ao Jurema Shopping, na estação do Metrofor e na avenida da Integração.
Tudo é transmitido em tempo real e gravado. Das 19 câmeras do Governo, 12 têm giro de 360 graus e seis dispõem de função de leituras de placas de veículos. Vão colaborar, assim, com a política de combate à violência. “Já temos quatro câmeras mantidas pela Prefeitura e fizemos várias ações nesses 15 meses de gestão, quase todas com recursos próprios. Mas Caucaia ainda precisa de muito. O povo daqui é de bom coração e necessita da ajuda do Governo”, afirmou Naumi.
A importância das escolas e de equipamentos esportivos no combate à violência foi destacada pela primeira-dama Erika Amorim. “A educação precisa ser mais atrativa e os jovens precisam de espaços para a prática de esportes e convivência. Segurança não se faz só com polícia. É uma junção de esforços. Nós já conquistamos muitos avanços, mas temos muitos desafios ainda.”
Camilo Santana enalteceu os grandes investimentos que o Governo tem feito em contratação de pessoal e infraestrutura da SSPDS. Em outubro, ele deu início ao funcionamento do Batalhão Raio em Caucaia. A sede fica no Araturi. “Desafio outro estado brasileiro que tenha investido tanto em segurança quanto nós. Caucaia já recebeu viaturas, mas vai receber mais. Mas concordo com a primeira-dama que não há prevenção maior do que investir em educação. Por isso que tenho inaugurado tantas escolas de tempo integral”, afirmou o governador.
Titular da SSPDS, André Costa revelou que em 2017 o Governo apreendeu mais de sete mil armas e fez 17 mil prisões relacionadas a crimes graves no Ceará. Um recorde. “Caucaia é uma cidade que merece e tem a nossa atenção. Colocamos aqui a segunda maior equipe do Raio do Ceará. Façam denúncias que com certeza a Polícia vai pra cima”, pontuou.
Caucaia foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Fortaleza a receber um sistema de videomonitoramento do Governo do Estado. A proposta é levar os equipamentos a todas as cidades com mais de 50 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário