Sacanagem na Amazonia


SENADO PODE DAR HOJE TIRO NO PÉ DO ETANOL BRASILEIRO
 
O Senado quase votou na semana passada o projeto de lei do ruralista Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que libera o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia Legal. A priori, a votação ficou para hoje. O PL reverte uma proibição que já tem mais de 10 anos, e que tem uma função estratégica, além de ambiental: impedir que o biocombustível seja visto como destruidor da floresta no mercado internacional. Em termos ambientais, teme-se que a produção de etanol na Amazônia empurre a pecuária para novas áreas para dar lugar à lavoura de cana-de-açúcar, estimulando a devastação.
O projeto é visto com maus olhos pela Unica, a maior associação empresarial do setor, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelos efeitos nocivos que pode causar ao açúcar a ao álcool brasileiros no mercado internacional. O projeto também foi duramente criticado pelos ex-ministros do meio ambiente Izabella Teixeira, Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho e Rubens Ricupero, e por organizações ambientalistas como o Observatório do Clima, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Greenpeace Brasil e o WWF, entre muitas outras.
Os protestos destas organizações chamaram a atenção internacional e o The Guardian relatou o assunto. E a Science Letters publicou ontem uma carta assinada por Lucas Ferrante e Philip M. Fearnside, na qual os pesquisadores se posicionando fortemente contra a liberação do plantio de cana na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário