Paixão em Pacatuba



Paixão de Cristo de Pacatuba chega à 44ª Edição

A Região Metropolitana de Fortaleza se prepara para receber o maior espetáculo da Paixão de Cristo do Ceará.  Nos dias 29 e 30 de março, a partir das 19h, Pacatuba apresenta a 44ª edição de sua tradicional Paixão de Cristo, também conhecida como Paixão de Cristo de Pacatuba.  No primeiro dia, a entrada é gratuita. Já no segundo, o público colabora com a doação de uma lata de leite em pó, para a arquibancada, e duas latas de leite em pó, para o camarote. Todos os anos, o evento reúne milhares de pessoas no Anfiteatro, localizado na Praça da Matriz, no centro da cidade.
O espaço mantém cenários fixos, como os palácios de Herodes, Caifás, Pilatos, o Santo Sepulcro, Templo de Jerusalém, entre outros. Todos foram idealizados pelo diretor da peça, Antony Fernandes. “O projeto foi desenhado por mim. Apresentei ao prefeito da época, porque estávamos todos os anos fazendo o palco de madeira, e o tempo de chuva acabava com tudo, tendo que fazer novamente. Então, o prefeito avaliou e mandou executar”, lembra. A arquitetura foi inaugurada em 1997.
 Com aproximadamente três horas de encenação, neste ano, a tradicional Paixão de Cristo de Pacatuba, realiza a sua 44ª edição. São mais de 200 pessoas envolvidas, entre artistas e produção. O elenco conta com 186 atores, a maioria, são os próprios moradores. Há atores que atuam desde 1974. “Cada ano é um choro diferente porque a emoção é maior. Às vezes, ao chegar na praça, perto da arquibancada cheia de gente, isso é uma emoção enorme”, explica a Elizete Maia, que atua há 44 anos como Marta.
Considerado como um dos maiores espetáculos do Ceará, a atração proporciona emoção e fé ao público espectador, contando com uma superprodução de som, iluminação, efeitos especiais, figurino e cenários. “Além de dar visibilidade ao turismo local, o evento é, também, uma oportunidade para os moradores participarem das atividades cênicas, mas, também, na venda da alimentação e do seu próprio artesanato. Durante a programação, o púbico tem acesso à uma tenda cultural com trabalhos de artesãos pacatubanos”, informa o secretário de Cultura, Rosteny Cabral.
Reconhecimentos oficiais
As leis nº 15.846, de 04 de setembro de 2015 reconhece Pacatuba como a capital da encenação Paixão de Cristo do Ceará. Já a lei 16.338, de 13 de setembro de 2017, inclui o espetáculo religioso no calendário oficial de eventos do Estado Ceará. A festividade tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço
 44ª Paixão de Cristo de Pacatuba
Data: 29 e 30 de março
Horário: 19h
Local: Anfiteatro, Praça da Matriz - Centro - Pacatuba - Ceará
Dia 29 de março:  entrada gratuita
Dia 30 de março  
Entrada: Arquibancada: Doação de 1 lata de leite em pó/ Camarote: Doação de 2 latas de leite em pó

Nenhum comentário:

Postar um comentário