Meio ambiente no Cariri


Crato inicia penúltima etapa do GEAC 2018 e ganha Refúgio da Vida Silvestre

O município de Crato sediou nesta quarta-feira (21), mais uma etapa do I Seminário de Gestão Ambiental para Governos Locais (GEAC), no auditório do GeoPark Araripe. Dos 25 municípios que compõem a região do Cariri, 16 estiveram presentes e participaram ativamente do encontro. O vice-prefeito André Barreto representou o prefeito Zé Aílton Brasil. Os prefeitos de Missão Velha, Diego Feitosa, e Brejo Santo, Teresa Landim prestigiaram o Seminário, que contou ainda com a participação de Herbert Lobo, superintendente do Ibama, Eraldo Oliveira, da Agace, Carlos Alberto, da Semace, Jaqueline Faustino, representando o Ministério Público, bem como o Subsecretário da SEMA, Fernando Bezerra.
O secretário Artur Bruno, em seu pronunciamento, conclamou os gestores a se interessarem mais pela causa do meio ambiente em seus municípios, criando possibilidade para que os projetos sejam implantados e que beneficiem a população. Bruno comemora o bom momento da "Caravana Verde" que entra a penúltima etapa. "Estão sendo contemplados todos os 184 municípios do estado do Ceará. Esta é a nona edição. Iremos a Iguatu, Viçosa do Ceará e encerraremos em Sobral. Queremos debates e bons resultados", comentou Bruno.

REFÚGIO VIDA SILVESTRE
O dia foi de comemorações por parte dos ambientalistas. Bruno anunciou o Decreto de Criação do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe, a primeira unidade de conservação do município, numa área de 5.103,38 hectares e um investimento de R$ 197.600,00 por parte do Governo do Estado do Ceará. Para a criação da unidade, a prefeitura do Crato contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A execução do projeto será da Associação de Pesquisa e Preservação do Sistemas Aquáticos (Aquasis).
A unidade elevará o percentual de proteção integral do Soldadinho-do-Araripe de 2% até 34%. Esta ave, que representa o Cariri, é a espécie mais ameaçada de extinção global na Chapada. Além da proteção de outros seres vivos, a unidade abrangerá a maior parte das nascentes cratenses nas encostas da Chapara, beneficiando a qualidade de vida de diversas pessoas.
O I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada é um evento de caráter tripartite, realização do Governo do Estado do Ceará, através da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).
A etapa do Crato está sendo coordenada pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), Socorro Azevedo, com apoio da Secretaria de Cultura do Crato e da Assessoria de Comunicação da SEMA. Após os debates da manhã, o período da tarde foi reservado para a técnica Socorro Azevedo detalhar temas como: Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário