Gestão Ambiental

O GEAC 2018 retoma encontros regionais nesta quarta-feira
Prefeitos e gestores municipais da área ambiental de 8 municípios do Litoral Leste e 15 do Médio Jaguaribe participam da terceira etapa do I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada (GEAC) para Governos Locais
O GEAC 2018 - I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais retoma as atividades e nesta quarta (7/3) e inicia terceira etapa. O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participa amanhã em Beberibe e quinta-feira em Limoeiro do Norte para encontrar com prefeitos e gestores municipais da área ambiental de 8 municípios do Litoral Leste e 15 do Médio-Jaguaribe, para mais uma fase do GEAC 2018.
Segundo Bruno, que destaca a realização I Seminário, como um bom “exemplo de gestão compartilhada” o objetivo do encontro é “fortalecer o sistema municipal do meio ambiente, fortalecer o órgão gestor de cada município cearense e também fortalecer as políticas que estão sendo desenvolvidas em parceria com o governo do estado”.
O evento de caráter tripartite é uma realização do Governo do Estado do Ceará através da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público (MP).
Alguns dos principais temas de interesse da administração municipal estão na programação dos 12 encontros do GEAC 2018: o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM) – um dos critérios de repartição do repasse de 2% do recurso do ICMS ecológico, aos municípios; o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e agora, o Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm) que objetiva elevar a qualidade das áreas protegidas no estado. O PrUCm será lançado nesta terceira fase do GEAC 2018.
Programação
Todas as etapas do GEAC contam com a participação do titular da SEMA, do superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, da superintendente da Semace, Virgínia Adélia Carvalho, dos prefeitos das localidades envolvidas e representantes do MP, da Agace e da Aprece. Todos vão proferir palestras sobre estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental, no âmbito dos municípios.
Os trabalhos começam às 8h e seguem até às 17 horas. No período da manhã, acontece o painel participativo, com exposição dos seguintes temas: Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Fundo Municipal do Meio Ambiente (FNMA), Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal, Órgãos e Instituições Municipais Ambientais e Responsabilidade Municipal na Gestão Ambiental.



SERVIÇO
GEAC 2018- I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais
Quando: Dia 07/03/2018 (quarta – feira) em Beberibe e dia 08/03/2018 (quinta – feira) em Limoeiro do Norte.
Onde: Centro Vocacional Tecnológico de Beberibe e Auditório do Hotel Bezerra
Confira locais e datas dos demais encontros no portal da SEMA (www.sema.ce.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário