Coluna do blog

Nariz empinado
"Quero falar de uma angústia da qual participo, que é com ambiente de intolerância que se tem estabelecido nesses tempos de punitivismo. Seja nas assembleias, na imprensa, na conversa de botequim. Isso é o maior risco para a democracia. Passei 20 anos batalhando contra o regime autoritário. Acredito que nem nas fases mais agudas tenha havido tanta intolerância".Ditas as vento essas palavras soariam difusas não fossem haver sido ditas para alguém qie sabe ler, escrever e passou pelo muro da verdade sem sequer precisar de soro; Sepúlveda Pertence. E mais: cabe em qualquer contexto. Seja para refutar rótulos, seja para rebater doidivanas que se aventuram onde se acham seguros de suas interferências e, pensados, caminhos tortuosos nas profissões escolhidas. Por exemplo? Sugerir que alguém tem o nariz empinado porque não lhe apoia os gestos nem sempre republicanos, é autoritário, eis que o autoritarismo estaria em suas veias por criação, deseducação, profissão ou até por osmose. Nem sempre os comportamentos humanos vêm do berço, mas das necessidades mais medíocres de suas funções. Há tempos vivemos os riscos de que fala o dr.Pertence para a democracia. Hoje, esses riscos nem estão assim tão firmes no seio do paizano da direitona ou da esquerda de passeata, pior; estão na bodega da esquina onde um doidim dá ouvidos a uma rede social dirigida e mal paga pra fazer fuxico, e abre um leque de idiotices que se escuta até o ponto de sair do lugar pra não ter que tomar outras providencias. A imprensa anda um deus-me-livre de posições interessadas - ou seria interesseira - nitidamente equivocada (nem toda,claro) quando a seu mister. As Assembleias, que vão das de condomínios à câmaras federais do Congresso nacional, optaram pela defesa de seus umbigos pessoais largando de mão até do corporativismo. E pela aí vão os riscos da fragilidade da democracia de que fala o dr.Sepúlveda Pertence. Por isso é melhor ter o nariz empinado pra sentir o cheiro nauseabundo dos estercos que poluem a casa do que baixar a crista e dizer amém à mediocridade do sim senhor!

A frase: "A inveja é a homenagem que o medíocre presta ao mérito." Jose Ingenieros que li quando menino.



O Le Monde desenhou (Nota da foto)
Capa do jornal frances Le Monde. Na mostra o tribunal de exceção brasileiro, os homens de toga, a Justiça sendo assassinada, os manipulados, o pato de tróia e o povo com camisa de futebol. Quer que desenhe? O Le Monde desenhou.

Tá doido?
O Secretário de Planejamento do Ceará, Maia Junior, foi aos deputados na Assembleia dizer que era preciso dar um desbasto nos valores das aposentadorias do Estado. Os deputados viram a arrumação:Logo em ano eleitoral? Tá doido, tá?

Na hora do voto?
Os deputados governistas, imensa maioria na Assembleia Legislativa, estão determinados a não votar o pacote de Reforma da Previdência do Estado do Ceará, até pelo menos o fim do processo eleitoral deste ano.

Bastidor tucano
Há entre tucanos do bico grande e penas multi coloridas a ideia "egoista" de ter um candidato, com chapa própria para disputar o governo do Ceará. Isso deixa o nome de Wagner ao relento. É,também de lá,que vem a corda pra ele ser candidato ao Governo.

Em bom portugues
Senador suplente, Chiquinho Feitosa, presidente do DEM no Ceará, não tem o mínimo desconforto em dizer que o partido dele, mesmo tendo candidato a presidente da república,no caso o sr.Maia, o partido vai votar na reeleição de Camilo Santana.

Governista
Chiquinho, no Ceará é governista e mesmo com seu nome sendo mantido presidente do Democratas no Estado, não tem nada contra João Jaime, único deputado estadual da sigla por aqui, achar que pode ter palanque aberto. Simples acomodação de solo.

Vixe!
- Falta organização ao Palácio da Abolição. A crítica é do vereador, vice lider de RC na Câmara, Soldado Noélio. Ele disse, na tribuna da Câmara que o Governo deixa faltar medicamentos em postos e hospitais por desorganização.O Soldado é do PR.

Será verdade?
O operário deputado federal Raimundo Gomes de Matos, dizem, estaria em dificudades para reformar o mandato dele. Seria esse o motivo pelo qual Gomes de Matos estaria saindo  do PSDB pro PR. Será?



Nenhum comentário:

Postar um comentário