UFC bem na foto

UFC é uma das quatro universidades brasileiras em ranking internacional das engenharias

Pela primeira vez, quatro universidades brasileiras pontuaram no ranking internacional da Times Higher Education (THE) das melhores instituições de ensino de engenharia no mundo. A Universidade Federal do Ceará é uma dessas quatro instituições, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Confira detalhes: https://goo.gl/wTDHy6.

A UFC ficou na faixa entre 401-500 melhores universidades, assim como a UFMG. No THE, a partir da 100ª posição, as instituições são agrupadas por faixa. A USP ficou na faixa entre 251-300 e a Unicamp na faixa entre 301-400.

"Esse resultado é uma prova inconteste do crescimento e do amadurecimento acadêmico que vem ocorrendo no Centro de Tecnologia nos últimos 20 anos", avalia o diretor do CT, Prof. Almir Holanda. Ele lembra que, desde a década de 1990, a visão de futuro da unidade expressa em seu planejamento estratégico já era se tornar o "maior e melhor centro de tecnologia do Norte e Nordeste, tendo como base parâmetros internacionais".

A THE divulga, anualmente, um dos principais rankings universitários do mundo, o THE World Universities Rankings. Em paralelo, divulga rankings por regiões geográficas e por campo do conhecimento. No ranking geral, no ano passado a UFC manteve-se entre as mil melhores do mundo, aumentando sua nota de 18,5 para 21,4. No ranking regional, obteve a 39ª posição entre todas as instituições da América Latina.

O ranking utiliza 13 indicadores para aferir o desempenho das universidades, agrupados em cinco dimensões: ambiente de ensino (responsável por 30% da pontuação), volume e reputação das pesquisas (30%), influência das pesquisas realizadas (27,5%), internacionalização (7,5%) e receitas oriundas de transferência de tecnologia (5%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário