Coluna do blog


Subiu ao altar
Pelo texto do sermão, que hoje chamam de homilia, padre Fernando Pontes, na missa do domingo, leu esta coluna. Padre Fernando falou sobre solidariedade dizendo que lhe causou espécie a falta de participaçao da sociedade como um todo, incluindo a igreja, no episódio da chacina do Forró do Gago. Ninguem disse nada, ninguem foi pras ruas, ninguem ligou a mínima pra pessoas pobres, moradoras de periferia, mortas, assassinadas pelo crime organizado. E aproveitou para citar o  "Je suis Charlie", a frase francesa com a qual o povo da França e do mundo se solidarizou com o covarde e assassino ataque ao Hebdo. -Ninguem lembrou de fazer uma camiseta com Je suis Messejana. Ninguem chorou ou simplesmente protestou contra o crime no qual 14 pessoas foram mortas, quando só queriam viver. Estou citando o discurso do Padre  Fernando Pontes, na missa do domingo as 8 e 30 na igreja de N.S.da Saúde, como mote para uma revelação que nos chega de maneira esquisita. No Aquiraz, aqui vizinho, 30 quilometros de Fortaleza, primeira capital do Ceará, as pessoas estão proibidas de vestir vermelho ou preto. Se torcer Flamengo, então, tá lascada. É que uma cor é do Comando Vermelho e o preto é do GDE. Optar por uma cor é, muito provavelmente mandar fazer a mortalha, se é que ainda se enterra alguem com mortalha. Pois bem; não fica aí. Mercadinho tem hora pra fechar em Aquiraz. Comércio e comerciantes se mijam de medo das ameaças que são feitas às escâncaras pelas facções. É o controle absoluto que os bandidos têm sobre o Estado, o que em princípio é negado. Pensa que é só no Aquiraz? Sabe de nada,inocente!

A frase: "Não devemos politizar o Poder Judiciário e muito menos judicializar a política." Montesquieu separou.



 FHC & LUCIANO HUCK: (Nota da foto) O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu em mãos pesquisa qualitativa que versa exclusivamente sobre a viabilidade eleitoral de Luciano Huck na corrida deste ano ao Palácio do Planalto. O estudo faz cruzamentos sobre o perfil do apresentador e os anseios do eleitorado. O resultado, segundo aliados de FHC, mostra que Huck tem “potencialmente muita chance” se entrar na disputa. Já seria efeito da pesquisa da Globo? Que Brasil cê quer?

Vamos matutar no carnaval
”Votos do Centro-Oeste e do Norte vão superar os do Sul” - Ainda não se sabe se os brasileiros vão pender para a direita, a esquerda ou o centro nas próximas eleições, mas uma coisa é certa: o eleitorado vai se deslocar para o norte e para o oeste.

Crescimento
 Área com crescimento populacional mais acelerado nos últimos anos, o eixo formado pelas regiões Norte e Centro-Oeste deve superar pela primeira vez o Sul, em número de votos, na eleição deste ano, segundo projeção do Estadão Dados.

Seria este ano?
Se a virada no tabuleiro eleitoral não ocorrer já em 2018, é inevitável que aconteça pouco depois. A tendência de virada se deve a uma combinação de fatores: as partes de cima e da esquerda do mapa brasileiro têm maiores taxas de natalidade e recebem mais migrantes.

Velhos do sul
Já os Estados do Sul passam por um processo mais rápido de envelhecimento da população, o que se traduz em maior abstenção, já que o voto deixa de ser obrigatório para quem tem mais de 70 anos.

Velhos do norte
Os idosos com mais de 65 anos são 10,3% da população sulista – entre os nortistas, a taxa cai pela metade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Variações  
 As variações paulatinas na composição da população brasileira também têm elevado o peso eleitoral do Nordeste e reduzido o do Sudeste, mas em velocidade mais baixa que nas demais regiões.

Um dia foi PT
Até recentemente, as mudanças demográficas vinham beneficiando o PT. Nas duas décadas encerradas em 2014, o número de eleitores presentes (desconsiderada a abstenção) aumentou 51% em 15 Estados considerados redutos petistas, onde o partido venceu todas as últimas três disputas presidenciais. Já em sete redutos do PSDB, o aumento foi bem menor: 40%.

Memória  
 Em eleições passadas, candidatos a presidente do PT tiveram votação mais concentrada no Norte e no Nordeste, onde programas sociais beneficiam uma parcela mais abrangente da população, enquanto tucanos tiveram desempenho melhor no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste.

Futuro incerto
Não há como prever se essa tendência se manterá em 2018, dada a incerta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de outubr
o e o fraco desempenho de outros nomes petistas nas pesquisas até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário