Coluna do blog

As sete pedrinhas
Quando via as meninas lá de casa brincando de jogar pedra - aquele jogo de...ce sabe - ficava observando os ensinamentos de minha santa e saudosa mãe, Maria, filha de Mãe Vovó Petronilha, A Racista: "Quem com muitas pedras bole, uma lhe cai à cabeça". São ensinamentos que me correm nas veias daí que me acompanham pela vida inteira. Olhando o noticiário vi o Supremo inventar de botar o dedo no suspiro e tirar de juizes, promotores, desembargadores e etc e tal, as benesses do auxilio moradia que vieram à tona nessa história de lava daqui, lava dali e coisa e loisa. cidadão com cidadã, os dois na mesma casa, tendo casa própria, recebendo cada qual no seu cada qual o bendito e benfazejo auxilio moradia, denunciam desde o Rio de Janeiro. Que coisa! O outro tem casa própria em Brasilia, mas recebe o auxilio moradia como se morasse em Cococí, no Ceará e trabalhasse na Bela Cap, que de Bela não tem mais nem  segurança nos viadutos que não são monitorados muito menos arrumados pra não cair na cebaça do povo. Do povo, porque deputado,senador,ministro, presidente não passa assim tão facil por onde os perigos rondam. Uma vez, faz anos, fui jogar futebol, de madrugada, nas varandas das bodegas da rodoviária em Brasilia. De paletó e gravata com o canelau. Queria ser aceito pela comunidade que vira as noites frias de Brasilia às custas de Fogo Paulista e outras mumunhas mais que os miseráveis inventam pra ir levando a vida.Ou levando,na vida. Conversava, ouvia, discutia. Era aceito principalmente quando participava do balcão, dividindo com os "parceiros". Pois bem; na época não havia financiamento de aluguel a não ser nos confins dos sertões, onde juiz sequer achava casa pra alugar. Geralmente a prefeitura pagava. Aí vieram as ordens e contra ordens para que suas excelencias tivessem essa ponta que em muito ajudam no fim do mês. Então, o Supremo se viu de repente desnudo. O rei ta nu, disseram. Há remendo? Há, mas houve um desgaste e desgaste na credibilidade do  último dos moicanos é duro pro povo engolir.

A frase: "Pé  de galinha não mata pinto". Sabedoria popular pra castigo de pai pra filho


Nem tudo está perdido (Nota da foto)
Num carnaval repleto de mesmices, vistos pela tv ouvidos no rádio ou acompanhando as coisas da net salvou essa inteligente molecagem brasileira. A coisa mais brilhante de 2018 no carnaval. Para gente inteligente ver.

Reflexões
 Salmito Filho (PDT),presidente da Câmara Municipal de Fortaleza,  disse em sua página no Facebook que o debate sobre a violência no país, nas eleições deste ano, passa pela brutal desigualdade social.

Violência
“Por que o Brasil ainda possui um elevado nível de desigualdade social?”, questionou Salmito, que também é sociólogo e professor, ao apontar a brutal desigualdade como um dos vetores da causa da violência.

Ouvindo o povo
Ao defender a pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República, Salmito que o ex-governador do Ceará, tem conversado com sindicatos, associações, universidades e federações patronal e de trabalhadores.

Projeto político
“Essa brutal desigualdade social em nosso país tem jeito. Só através da boa política, do projeto político, é que nós poderemos superar essa brutal desigualdade”, observou Salmito.

Direito a defesa
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgou nota de repúdio ao que a entidade classifica de “uso abusivo e distorcido” pela imprensa das informações financeiras disponibilizadas nos portais de transparência relativas aos pagamentos feitos a magistrados em 2017.

Enganos
São incluídas nestes pagamentos verbas indenizatórias como a ajuda de custo para moradia, que, segundo a entidade, estão previstas em lei. A Anamatra, segundo a nota, discorda das reportagens e editoriais publicadospor temer o engano que os dados não contextualizados podem provocar na opinião pública.

Direito à crítica
A nota afirma ainda que “críticas públicas a tais vantagens, ainda quando equivocadas, são legítimas e naturais em ambiente democrático”, mas considera “inadmissível que isso se faça ao enxovalho de toda uma carreira nacional, expondo publicamente à execração pública centenas de juízes de todo o país”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário