Coluna do blog

A cotia só olha pro rabo do macaco
Ontem, refletindo sobre as coisas vistas, lidas  e ouvidas nos dias do carnaval, sem nenhum compromisso com o dito cujo, sequer os momentos abençoados do Bacco, postos de lado em nome de um retiro estratégico de fornecer oxigenio puro à mente, foi falado aqui  em fake news e outras mumunhas mais que estão levando cada vez mais longe, e de maneira espúria, a mania de todo mundo, de posse de um celular ou um computador caseiro, virar "jornalista", "analista", "sociólogo", "doutor jurisconsulto",como dia o Didi Mocó. Então, logo em seguida, na leitura diária dos matutinos, encontro na Folha isto aí que gostaria de dividir com vocês. E que Deus se apiede de nós. ”Fake news ganha espaço no Facebook e jornalismo profissional perde” - Do último trimestre do ano passado até o momento, as páginas brasileiras de notícias falsas e sensacionalistas ganharam engajamento no Facebook, e o jornalismo profissional apresentou queda. É o que mostra análise feita pela Folha com base em 21 páginas que postam "fake news" e 51 de jornalismo profissional. A taxa média de interações no primeiro grupo aumentou 61,6% entre outubro do ano passado e janeiro deste ano. Já o segundo grupo viu queda de 17% no mesmo período. As interações dos usuários com as páginas, incluindo curtidas, reações, comentários e compartilhamentos, foram analisadas de outubro de 2017 até 3 de fevereiro. "Ainda é um espaço curto de tempo para analisar a mudança. O engajamento varia muito com o humor político, no dia do julgamento do Lula ou um feriado sem notícias", diz Pablo Ortellado, pesquisador de política e mídia na USP (Universidade de São Paulo) e colunista da Folha.  Procurado para comentar o aumento das interações em posts de "fake news", o Facebook afirma que "o engajamento de páginas não oferece uma leitura correta sobre o alcance a distribuição no feed de notícias, já que usamos uma ampla combinação de sinais para medir interações significativas". A plataforma chama de "interações significativas" as que vão prevalecer depois da mudança do algoritmo. A rede social diz, ainda, que o ajuste anunciado em janeiro beneficiará "notícias de qualidade" em todo o mundo. E pra completar saiu pela aí: ”Ultradireita domina 'fake news' nos EUA, diz pesquisa de Oxford”. Ah, bom!

A frase: “Se a reforma da Previdência não for aprovada, não é uma catástrofe”. Eunício Oliveira, presidente do Senado.



Lembraram dele (Nota da foto)
O homem que deu cara,luz e digndade ao Porto do Pecém, Professor Erasmo Pitombeira, a maior autoridade do Brasil em portos, morreu recentemente.Alguém de juízo na Prefeitura de Fortaleza inaugurou uma escola-creche com seu nome. Pitombeira poderia ser nome do Pecém e ainda seria pouco. Pitombeira é nome pra cidade.

Diálogos oposicionistas
Partidos de oposição ao presidente Michel Temer oficializaram ontem, na sede do PDT em Brasília, uma "frente ampla de esquerda" para discutir uma agenda conjunta até a eleição presidencial.

Muita conversa
A ideia é manter um diálogo entre os pré-candidatos de PT, PDT, PCdoB e Psol para formar uma aliança eleitoral no primeiro ou no segundo turno. Apesar do diálogo, cada partido deve manter seu próprio pré-candidato até as convenções.

Cada um cada um
O PT pretende concorrer com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já foi condenado em segunda instância pelo Judiciário e pode ser enquadrado na lei da ficha limpa. O PDT, com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes.

Comunistas unidos
O PCdoB lançou a ex-deputada federal Manoela D'Ávila e o Psol aguarda a resposta do líder do MTST, Guilherme Boulos.

CPI, não
“Eu não sou a favor, como já disse, mas aqui é um colegiado e quem decide é o colegiado. A maioria vai dizer se quer ou não”. Do presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque sobre a instalação de uma CPI pra cuidar do narcotráfico no Ceará.

Vara longa
Zezinho Albuquerque apontou ainda como medida para minorar a situação de criminalidade no Ceará a instalação da  Vara de Delitos de Organizações Criminosas, proposta pelo Tribunal de Justiça, que iniciou tramitação na semana.

À flor da pele
A deputada médica,Dra. Silvana, avalia,radicalizando, que o Legislativo cearense não está “qualificado” para tratar do assunto, porque é “perigoso”, “nem temos uma comissão de Segurança”.

Obrigação
Além do que, na visão dela, é obrigação dos governantes garantirem a segurança. “O que eu quero e eu já pedi a um ano é a interferência do Governo Federal, no sentido de fazer uma aliança, de trabalhar em conjunto e colocar o Exército nas ruas. Instalar uma CPI do narcotráfico aí sim é jogar pra plateia, é brincar com a população”.

Nas bocas
Deputado em ano de eleição e/ou reeleição não é chegado a perder tempo em plenário. Qualquer discurso se esvazia nessa época. No Ceará, enquanto o Governador inaugura obras e dá ordem de serviço a missão é colar no homem.Sair bem na foto,pesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário