Capacitação em Juazeiro do Norte

Jovens empreendedores participam de workshop Design Thinking

Durante a Segunda etapa do Programa Corredores Digitais, jovens empreendedores recebem capacitações para fortalecimento de suas ideias. Nesta semana, durante os dias 05 e 06, foi realizado no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Juazeiro do Norte, o workshop Design Thinking, ferramenta que trabalha o processo criativo, para encontrar oportunidades de negócio e solucionar problemas.
O programa Corredores Digitais é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) com o apoio Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci). Participam desta segunda etapa do Programa, 12 startups do pólo Juazeiro do Norte, formado pelas cidades de Cedro, Brejo Santo, Jaguaribe e Juazeiro. De acordo com o Diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Sedeci, Ermeson Silva, a segunda etapa do programa passa a desenvolver um trabalho mais voltado ao mercado.   “Nesta etapa as startups estão ficando mais especializadas e aptas a captar os primeiros clientes de modo que o projeto tenha maior abrangência para a pesquisa, ajustando as necessidades aos problemas reais que existem no mercado”, comenta.
Busca de soluções
O Instrutor do Corredores Digitais, Moisés Oliveira, explica que o Design Thinking trabalha na busca de soluções para o negócio, focadas no usuário, o que facilita na compreensão do problema, e a encontrar clientes através de uma abordagem empática. “O foco do Corredores Digitais é desafiar esses jovens a transformarem suas ideias em modelos de negócio. Através de uma série de etapas, entregamos para eles ferramentas, conhecimento e acesso à uma mentoria especializada. Para que eles possam chegar no final do processo com uma estruturação de negócio firmada, oriunda de uma ideia que eles tiveram no início do programa”, explana.
Para quem está participando do Programa essa é uma oportunidade de crescimento e aprendizado, que vem a contribuir para iniciativas empreendedoras. O estudante de Sistemas de Informação, Thomas Lócio, está participando do Corredores Digitais com uma plataforma gameficada que ajudará a aumentar às doações de sangue, através de um sistema de recompensa e bonificação para quem cumprir o calendário de doações. “Tenho aprendido muita coisa sobre o meu negócio no Corredores Digitais. Está sendo uma experiência espetacular, que incentiva a continuar nossos projetos e desenvolver uma visão mais abrangente sobre o negócio”, afirma.
Fotos: Samuel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário