Unicef em Caucaia

Infância: Primeira-dama participa da primeira capacitação do Selo Unicef

A primeira-dama de Caucaia Erika Amorim participa, nesta quinta-feira (7/12), de capacitação dos atores envolvidos na edição 2017-2020 do Selo Unicef. O encontro é promovido pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE) e acontece durante todo o dia em Fortaleza.

É a primeira vez que os cerca de 600 articuladores, mobilizadores de jovens e presidentes de conselhos municipais de direitos de todos municípios participantes da atual edição da certificação recebem orientações sobre o Guia Metodológico. O Selo é expedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e destinado a gestões públicas municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

“Nós já tivemos encontros internos e no escritório do Unicef que foram excelentes, mas momentos como esse são extremamente ricos porque conhecemos iniciativas de outros municípios, temos contatos com colegas de outras cidades e tiramos todas as dúvidas. O Guia Metodológico é o documento mais importante para fazermos um trabalho bem feito e termos bons resultados. A gente não pode ter dúvida de nada”, afirma Erika Amorim.

Somente ela e outras quatro primeiras-damas participam do encontro de hoje como articuladoras. O articulador é a figura que gerencia toda a mobilização em prol do Selo. Cento e setenta e três dos 184 municípios cearenses estão inscritos no prêmio. Cerca de 100 devem recebê-lo daqui a três anos, quando os 11 indicadores sociais de crianças e adolescentes estabelecidos pelo Unicef para o quadriênio forem avaliados.

“Nós queremos retirar as barreiras que existem entre a educação, a saúde e a assistência social para fazermos de fato a proteção social das nossas crianças e adolescentes. Nosso objetivo aqui não é ganhar certificado de papel nem troféu. É garantir direitos. É trabalhar juntos para fazermos nossos municípios crescerem”, explicou o coordenador do escritório do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar.


Assessora jurídica da APDMCE, Marcelha Pinheiro explicou que a cada nova etapa do processo de concessão do Selo os articuladores, mobilizadores e presidentes dos conselhos receberão novas capacitações. “Vocês podem aqui extrair o máximo possível pra levar pra Comissão Intersetorial, pros secretários, pros conselheiros que não vieram, pros jovens do Nuca (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) etc. O Guia é a Bíblia dessa edição. Elucidem todas as dúvidas que puderem”, alertou.
-------

Nenhum comentário:

Postar um comentário