O rato roeu a roupa do rei de Roma

Romildo Rolim assumirá a presidência do BNB


Uma decisão que gerou surpresa no meio empresarial cearense foi tomada, na tarde de ontem pelo Governo Federal, com a exoneração do então presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda. Para assumir o seu posto foi indicado o ex-diretor Financeiro e de Crédito, Romildo Carneiro Rolim. Mas, para assumir a presidência do banco, a decisão ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com informações extraoficiais, os motivos da saída de Marcos Holanda da presidência da instituição financeira teria sido o fato de ele não ter concordado em nomear para o cargo maior da Superintendência de Logística, o atual superintendente do BNB da Paraíba, Jorge Ivan Costa. A indicação teria partido de Brasília, possivelmente do senador Eunício oliveira, que indicara Holanda para a presidência do banco.
Rolim tomou posse no BNB em julho de 1989, trabalhou em várias agências, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará (hoje Gerat-CE), o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna do BNB.
Experiência
Contador, administrador, especialista em gestão empresarial e em normas internacionais de auditoria interna, Romildo Rolim também é mestre em avaliação de políticas públicas. Possui certificação CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Foi superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais e da Área de Reestruturação de Ativos, tendo, portanto, ampla experiência na carreira bancária e dentro da principal instituição de fomento da Região Nordeste.

Rolim substituiu Marcos Costa Holanda assumiu a presidência do BNB no dia 15 de maio de 2015. Economista, formado pela Universidade de Fortaleza (1984), e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1983), com mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1987), e doutorado em Economia pela Universidade de Illinois (1993). Foi fundador e primeiro diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e desenvolveu um trabalho técnico à frente do banco, nos dois anos e meio que esteve como presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário