Natal em Juazeiro do PADRE CICERO

Oficinas para Ciclo de Reis fortalecem manifestações culturais durante período natalino

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Educação, Arte e Cultura Marcus Jussier, inicia os preparativos para o Ciclo de Reis, que se realiza de 25 de dezembro a 6 de janeiro, dentro da Programação do Natal de Paz. O trabalho envolve uma série de ações para o fortalecimento das manifestações culturais populares. A coordenação do projeto solicitou que todos os reisados tenham, no mínimo, cinco entremeios (personagens como o boi, o jaraguá e outros) em suas brincadeiras, e a presença de instrumentos musicais de harmonia acompanhando os festejos.
Para que isso seja possível, estão acontecendo oficinas de construção de bonecos, costura, bordado e adereços no Marcus Jussier, além da formação de músicos para acompanhar os grupos de reisado.
A perspectiva é que nesse ano, 100 novos personagens sejam confeccionados, além do fortalecimento da musicalidade dos grupos através da presença de novos tocadores em todas as brincadeiras. 
Centro de Artes do Cariri
O Ciclo de Reis também marca o início do Centro de Artes do Cariri, uma escola de saberes populares que está sendo implantada no Núcleo de Arte Educação e Cultura Marcus Jussier.  O objetivo é integrar e fortalecer o programa de residências artísticas que a Secretaria de Cultura vem implementando como meio de ocupação dos equipamentos da Cultura pelos grupos e artistas locais.
O Centro de Artes é organizado pela Cia Carroça de Mamulengos, com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Secult de Juazeiro do Norte..
Fotos: Samuel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário