Meio ambiente

Plano Regional de Coletas Seletivas da Região Metropolitana é apresentado

O auditório do Parque Botânico do Ceará, localizado no Itambé, sediou nesta quinta-feira (7/12) o resultado do trabalho realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), consultoria I&T, gestores municipais e estaduais e sociedade civil no tocante à coleta seletiva.
A Prefeitura de Caucaia foi representada técnicos da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) e do Núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac).
O Plano Regional de Coletas Seletivas da Região Metropolitana é um instrumento que o Estado formula em cumprimento a diretriz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O documento é fruto de vários encontros e oficinas entre técnicos das prefeituras de Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, Sema e representantes da sociedade civil.
Conforme a gerente de Educação Ambiental do Imac, Marcia Beatriz Ximenes, o plano é de muita importância para a área ambiental do município. “A educação ambiental será muito importante para sensibilizar e educar a população. Apenas após esta conscientização sobre o tema vem a execução da implantação da coleta seletiva no município”, explica.
De posse da documentação, agora a Prefeitura de Caucaia deve direcionar ações de implementação do plano no objetivo de minimizar a quantidade de resíduos que cujo destino final é o Aterro Sanitário do Carrapicho. A ideia é que a gestão crie pontos de coleta de resíduos sólidos e incentive na população o uso desses locais por meio da educação ambiental em escolas e de agentes nas ruas realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário