Homenagem ao Cego Aderaldo


Sertão Central: Governo do Ceará inaugura equipamento cultural em Quixadá



O governador Camilo Santana inaugurou neste sábado, 9, em Quixadá, no Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo. O equipamento tem o nome de um poeta que fez história entre os artistas da região dos monólitos. O aposentado Francisco Eduardo, de 80 anos, morador de Quixadá conheceu e conviveu com cego Aderaldo. “Era um homem de bem, grande representante de nossa cultura, amigo de meu pai, também cantador, fico feliz em ver seu nome na Casa de Saberes”, lembrou emocionado o aposentado.
Na solenidade, Camilo Santana visitou o prédio da Casa de Saberes, e acompanhou ao lado do prefeito Ilário Marques e do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, apresentações de reisado. Camilo ressaltou a importância do espaço para a valorização da cultura cearense e da memória de Cego Aderaldo. “Aqui vai funcionar durante o ano todo, como um verdadeiro ponto de encontro de artistas da região”, comemorou.
Durante a solenidade, o governador realizou a entrega da comenda de agradecimento a artistas locais, entre os agraciados, o também poeta e cantador Guilherme Calixto. “Fico honrado em ser homenageado nesse espaço cultural que será fundamental para nossa região, e lembrando a memória do nosso Mestre Cego Aderaldo”.

É o segundo equipamento Cultural inaugurado no interior do Estado, sob a gerência do Instituto Dragão do Mar, através de contrato de Gestão firmado com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult).
O novo equipamento da Secult abrigará salas expositivas, espaços administrativos e formativos; biblioteca; auditório, espaços de convivência, multiuso e espaço gastronômico. Com programação cultural mensal e exposições fixas, a Casa sediará formações, festivais, oficinas, seminários, sendo também um espaço para o fortalecimento e difusão das cultura popular, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a FECLESC – UECE, a Fundação de Quixadá – Prefeitura Municipal de Quixadá e a Prefeitura de Senador Pompeu.
Participaram da inauguração, os deputados federais Odorico Monteiro e José Guimarães, os estaduais Dedé Teixeira e Osmar Baquit, além de prefeitos e lideranças políticas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário