Evangelho

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017.
Segunda Semana do Advento
Santo do dia: Santa Luzia, virgem e mártir; São Pedro Cho Hwa-so e cinco companheiros, mártires
Cor litúrgica: vermelho
Evangelho do dia: São Mateus 11, 28-30
Primeira leitura: Isaías 40, 25-31
Leitura do Livro do Profeta Isaías:

25'Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?' - fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? - Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: 'Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?' 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 102 (103)
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
R: Bendize, ó minha alma ao Senhor.
- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
R: Bendize, ó minha alma ao Senhor.
- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
R: Bendize, ó minha alma ao Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 28-30
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Boaventura, Franciscano, Doutor da Igreja 
«Sobre a vida perfeita», II, §§ 1, 3, 4 

A humildade do Filho de Deus
Aquele que considera os seus próprios defeitos com os olhos do coração tem de «se humilhar em verdade sob a poderosa mão de Deus». Assim, exorto-vos, a vós que sois serva de Deus, que quando conheçais com segurança os vossos defeitos, humilheis profundamente a vossa alma, vos desprezeis a vós mesma. Porque «a humildade», diz S. Bernardo, «é uma virtude pela qual o homem se tem por vil, graças a um conhecimento muito preciso de si mesmo.» Por esta humildade, o nosso Pai, o bem-aventurado Francisco, tornou-se vil a seus próprios olhos. Ele amou-a e procurou-a desde o começo até ao fim da sua vida religiosa. Por ela, abandonou o mundo, andou despido pelas ruas da cidade, serviu os leprosos, confessou os seus pecados na sua pregação e pediu que o cobrissem de opróbrios.

Mas é sobretudo com o Filho de Deus que deveis aprender esta virtude, Ele que diz de Si próprio: «Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração»; porque, segundo o bem-aventurado Gregório, «aquele que junta virtudes sem humildade lança poeira ao vento». Tal como o orgulho é o princípio de todo o pecado, também a humildade é o fundamento de todas as virtudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário