Coluna do blog

...mas o Brasil insiste em refinarias
NY (EUA) 2 graus - O Reino Unido anunciou que vai proibir a venda de carros novos movidos a gasolina e a diesel a partir do ano 2040.O ronco do motor está com os dias contados. Daqui a pouco mais de duas décadas nenhum carro movido a gasolina ou a diesel vai sair de lojas britânicas.O Reino Unido vai acelerando gradualmente na direção de outros países. No início de julho, a França já tinha feito a mesma promessa. A Índia quer se livrar dos motores a combustão dez anos antes (2030); na Noruega, já, já, a partir de 2025.O ministro britânico do Meio Ambiente lembra que a Volvo anunciou que, em dois anos, só vai produzir novos modelos com motores elétricos e híbridos. Quem olha assim, acha que o governo britânico está antenado com uma tendência mundial. Na verdade, tribunais do Reino Unido tiveram que obrigar o governo a cumprir as metas europeias de combate à poluição do ar. Os combustíveis de origem fóssil matam entre 20 mil e 40 mil pessoas todo ano no Reino Unido. Críticos entendem que duas décadas são tempo demais e exigem medidas de curto prazo.O governo anunciou um fundo equivalente a R$ 1 bilhão para ajudar prefeituras a reduzirem a emissão de poluentes. A ideia é criar zonas de ar limpo: redesenhar ruas, melhorar os sinais de trânsito e investir no fornecimento de energia elétrica. A vida útil de motores a gasolina e diesel normalmente vai pouco além dos dez anos. O objetivo do governo é tirar esses carros das ruas até 2050. Depois, o destino deles é ficar estacionados no museu. Atrasados 30 anos, nós insistimos em instalar refinais em que 20 anos serão obsoletas, ou quase.

A frase:  "O Congresso está em grande descrédito, mas as instituições em geral estão passando por um grande descrédito e não só no Brasil. Isso é um fenômeno mundial". Gilmar Mendes ontem, em  Washington (EUA).


Estados Unidos de Sobral (Nota da foto)
Veveu Arruda, ex-Prefeito de Sobral, Visiting Scholar na Columbia University NYC, nos Estados Unidos, proferiu hoje(ontem) no ILAS/Columbia ( Instituto de Estudos Latinos Americanos ) uma palestra, seguida de debates, com o tema: O Poder Local, Gestão Pública para Construir Uma Nova Cultura Política e um Novo Modelo de Gestão. Estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e professores constituíram o público presente. A experiência administrativa de Sobral, que teve início com o mandato de Prefeito do Cid Gomes, em 1997, e as inovações e conquistas realizadas durante os seis anos do mandato do ex-Prefeito Veveu Arruda, que prosseguem com o Ivo, serviu de base para as reflexões expostas no colóquio. Como conquistar o melhor IDEB do Brasil e como implantar a melhor rede municipal educacional do país, por duas avaliações seguidas pelo IOEB( índice de oportunidade da educação brasileira), como fazer de Sobral a quarta melhor rede municipal de saúde do Brasil, como reduzir em 89% o número de famílias na extrema pobreza, como fazer de Sobral o 2o município entre as dez cidades médias das Américas para o investimento estrangeiro ( conforme pesquisa feita pela Financial Times). Isso, numa situação de redução de receitas, agravada por 5 anos seguidos de seca, e ainda, ampliando equipamentos, serviços e ações, como, por exemplo, assegurar a cobertura de 100% dos territórios com a Atenção Básica, com a ampliação de 20 novas equipes de saúde da família e a construção de 15 novos postos de saúde . O alcance das metas de referência nacional, o "como fazer" e a possibilidade de replicar este modelo em escala nacional foram os temas mais abordados nas perguntas durante o debate. Outro assunto bem pautado foi a ideia da Lei de Responsabilidade Social defendida pelo Veveu.

Barganha
Michel Temer colocou nas mãos dos ministros Ricardo Barros (Saúde), Alexandre Baldy (Cidades) e Helder Barbalho (Integração Nacional) uma última cartada para tentar aprovar a reforma da Previdência.

Descaramento
O presidente pediu que os três façam uma readequação nos orçamentos de suas pastas para abrir um espaço de R$ 3,6 bilhões em recursos a serem negociados com a base aliada na Câmara.

Engorda bancada
”DEM engorda bancada e desidrata o PSB” - O primeiro a anunciar filiação foi o deputado federal Danilo Forte (CE), que já havia rompido com o PSB e estava sem partido.

Golpe
”Para PT, antecipar exame do recurso é ‘golpe’” - “Antecipar esse julgamento é uma perseguição ao Lula, é má intenção mesmo”, reagiu o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zaratini (SP).
   
Guimarães denuncia
“Nada interromperá a candidatura de Lula. Uma condenação vai aumentar a pressão popular e sua popularidade nas pesquisas. Estão vendo que não ganham do Lula nas urnas e tentam barra-lo por outros meios”, completou o deputado José Guimarães (PT-CE).

Em desenvolvimento
O primeiro semestre de 2018 será promissor para Caucaia. O município deve começar a receber três grandes empresas que vão ajudar a alavancar ainda mais a economia local.

Transortes e energia
Duas delas são do setor de transportes portuários e uma atua no ramo de geração de energia.Todas foram captadas e tiveram protocolos de intenções assinados durante a Feira Internacional de Logística (Expolog).

Potencial
“Caucaia tem um potencial enorme em diversos setores. E isso não estava sendo explorado devidamente. Nós estamos buscando investidores e financiamentos dentro e fora do Brasil.

Avanços
Mostrando o que o município tem a oferecer e as excelentes perspectivas para os próximos anos. Já demos bons passos, mas precisamos e vamos avançar ainda mais”, diz o prefeito Naumi Amorim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário