A Jararaca ta solta


• ”Não podem impedir velhinho com tesão de 20 anos de ser candidato, diz Lula” - O ex-presidente Lula convidou um grupo de jornalistas para se encontrar com ele nesta quarta (20), no Instituto Lula, e gravar uma entrevista. "Faz muito tempo que a gente não conversa. Eu então tomei a decisão de, neste final de ano, tomar um café com vocês e tentar matar a saudade. E ver o que vocês tanto querem perguntar e se eu vou saber responder", disse Lula. "Vou tentar ter o melhor humor possível. De vez em quando eu vejo alguém dizer que estou mal humorado. Eu não poderia estar mal humorado porque sou corintiano. E estou em primeiro lugar nas pesquisas [eleitorais]. Se tem alguém que está mal humorado neste país não sou eu." O ex-presidente afirmou que "a gente continua vivendo no Brasil um momento atípico na política" que só será normalizado quando "o povo eleger diretamente um presidente ou uma presidenta da República". Lula, que será julgado no dia 24 de janeiro pelo caso do tríplex, disse que não teme ser condenado nem preso e que será candidato "enquanto o PT quiser" e ele puder recorrer à Justiça para se manter na campanha.
• Leia abaixo trechos da conversa:
• JULGAMENTO - A minha condenação será a negação da Justiça. Porque a Justiça vai ter que fazer um esforço monumental para transformar uma mentira em verdade e julgar uma pessoa que não cometeu crime. A sentença do juiz [Sergio] Moro me condenando, aos olhos de centenas de juristas, até de fora do Brasil, é quase que uma piada. Enquanto discutimos quem é corrupto e quem não é, eles fazem algo muito pior, pegam o que é seu, a sua riqueza e a vendem.

• REINALDO AZEVEDO - Eu aconselho vocês a lerem as peças [do processo] para me defenderem, como o [jornalista e colunista da Folha] Reinaldo Azevedo está fazendo [risos]. Ele todo dia fala "Eu li. Eu li o processo". Eu não peço para dizerem que eu sou inocente, não. Peço que vocês leiam. E se acharem uma vírgula de culpa, por favor, me telefonem. É só isso.
• TESÃO - Como eu acho que eu vou ser cada vez mais inocentado, eu acho que no final vai prevalecer o bom senso nesse país. Como eles podem tentar evitar que um velhinho [como eu] de 72 anos de vida, energia de 30 anos e tesão de 20 seja candidato? Não é possível. É tanta coisa boa junta que eles têm que deixar, porra. Ainda mais um cara que tem um otimismo, sozinho, que todos não têm juntos.
• ÓDIO - Você viu como a Gleisi [Hoffmann, presidente do PT] foi agredida ontem no avião. Isso é parte do ódio que foi disseminado neste país. Daqui a pouco passam a divulgar a casa onde eles moram, a escola onde estudam os filhos deles. Para eles saberem o que passam as pessoas que eles acusam inocentemente. O ódio que foi disseminado nesse país... Eu vou pacificar esse país. Pode estar certa de que eu vou pacificar. As pessoas vão voltar a viver em harmonia. Da mesma forma que um corintiano e um palmeirense podem subir no mesmo elevador, um petista e um tucano podem subir, sem um morder o outro. Essa sociedade tem que voltar a ser alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário