Coluna do blog

União Europeia e Mercosul na fase crítica
Aumentam as expectativas e contradições para alcançar um Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Representantes de ambos os blocos afirmam que chegaram ao fim 22 anos de negociações e até que 14 de dezembro será assinado um acordo. Em 2004, Martín Redrado, então secretário do Comércio e Relações Económicas Internacionais argentino, em representação do Mercosul, afirmava que "estamos a chegar à fase crítica e final desta negociação", mas decorreram 15 anos sem acordo bi-regional e Jorge Faurie, chefe da diplomacia da Argentina, recupera em 2017 a mesma afirmação: "Estamos na fase crítica e final da negociação."Caso se concretize a assinatura, será uma ponte histórica e extraordinária sobre o Atlântico. Mas, com razão, subsistem as dúvidas da sua concretização porque são inumeráveis as declarações de otimismo e até definição de prazos, sem que se materialize o acordo.Ao otimismo acrescenta-se o voluntarismo como uma constante. Em março de 2017, a diretora para as Américas da União Europeia, Edita Hrdá, disse "por fim podemos acabar com isto" e o chefe da diplomacia uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, acrescentava: "Creio que no fim do ano vamos ter uma decisão tomada muito completa."Como exemplo desta determinação, no início de novembro, o vice-presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, visitou os presidentes Macri e Temer, ratificando a vontade de finalizar as negociações "antes do final do ano ou assim que seja possível".O otimismo e o voluntarismo são a "marca registada" destas negociações, que se repetem ano após ano e mantêm vivas as esperanças de um acordo que poderia ser a maior aliança estratégica conhecida no Ocidente, mas que não consegue alcançar os seus objetivos.A tecnologia transforma o comércio mundial. Enquanto se negoceia, acontecem grandes e velozes mudanças na tecnologia, no comércio e na política que contradizem este otimismo. Pra quem, como eu que estive lá há poucos dias, parece que o acordo está mesmo no fim.
A frase:"Foi uma facada pelas costas de 52 milhões de brasileiros". Tom Cavalcante arrependido de ter gravado  um video de apoio  a Aécio Neves.

O médico e o "monstro" (Nota da foto)
Celebrando missa o cara é um monstro. Padre e médico, Fernando Pontes alegra as manhãs de domingo dos fiéis de Nossa Senhora da Saúde, na missa das 8 e meia. Padre Fernando é um falador da melhor qualidade. Sua homilia, que eu diria quase discurso, é simples, direto, envolvente, coloquial. Coloca Deus nos corações, o Papa Chico é um pai dégua, o fiel que veio do Rio de Janeiro está aqui fugindo das balas e Sobral,onde ninguem fala com ninguem na rua pra parecer que a cidade é muito grande, são leriados que alegram e fazem rir enquanto "vende" seu peixe de evengelizador. Um cidadão que precisa ser ouvido.

Incrivel
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, participa de palestra na FIEC, no próximo dia 4/12, às 18h30. Na ocasião, Ciro, que deve ser o candidato do PDT à presidência da República, abordará a conjuntura nacional e as perspectivas para o Brasil nos próximos meses.

Chegando a hora
Tudo indica que a partir do dia 7 de dezembro próximo vindouro, a Rota do Sol comece seus voos para o aeroporto Comandante ARiston Araujo, em Jeri. Ah quem aposte numa extensão para Camocim que muita coisa bonita a ser curtida.

Comemoração?
O Governo do Ceará comemora a chegada de uma trinca de hubs ao Estado. Diz que internacionaliza a economia o que será de grande valia pro povo. Pena que sequer tenha um porto decente onde navios de passageiros possam atracar.

Que turismo
A pergunta parte de gente ligada ao trade turístico, intrigada com a passagem, ao largo de navio de passageiros com quatro mil pessoas a bordo, ao largo de Fortaleza: COmo se faz uma estação de embarque/desembarque tão bilu tetéia pra navio não atracar?

Oncologia amparada
Antes que apareça um artista dizendo que foi obra sua, é do governo federal, direto ao Estado, a implantação de aceleradores nucleares para tratamento do cancer na Santa Casa de Sobral.

E mais...
Outros cinco hospitais do estado (Hospital e Maternidade São Vicente de Paula - Barbalha, Instituto de Câncer do Ceará, Hospital Cura D’ars Beneficência Camiliana, Hospital da Irmandade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e o Hospital Universitário Walter Cantídio) receberão os equipamentos.

Pra pensar nesta quarta feira
O maior truque do diabo foi convencer o homem de que não existia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário