Bom dia

Ceará é o estado com mais projetos selecionados para o Seminário de Boas Práticas Ambientais do ICMBio

O III Seminário de Boas Práticas e o I Fórum Internacional de Parcerias na Gestão das Unidades de Conservação acontecerá em Brasília no período de 27 a 29 de novembro. A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) enviou seis projetos, na categoria “Boas Práticas submetidas por servidores dos Estados”. Das 10 iniciativas dos órgãos estaduais previstas no Edital, três projetos cearenses foram selecionados para participar do evento, deixando o Estado na primeira posição em relação a este quesito. Os gestores e/ou responsáveis irão a Brasília apresentar as práticas contempladas, que são as seguintes:
  • Projeto Chama Maré: uma abordagem às comunidades tradicionais e moradores do entorno do Parque Estadual do Cocó;
  • Programa Agente Voluntário Ambiental: um instrumento de gestão para as Unidades de Conservação Estaduais do Ceará;
  • Projeto Aflorar – Arie do Sítio Curió.
O III Seminário de Boas Práticas e o I Fórum Internacional de Parcerias na Gestão das Unidades de Conservação é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes – ICMBio. O objetivo do evento é difundir experiências exitosas através de parcerias na gestão das Unidades de Conservação (UCs). Considera-se como uma Boa Prática de gestão com parceria a iniciativa realizada com o apoio de parceiros que promova a inovação e/ou mudanças positivas na UC e que apresente potencial para ser replicada em outras UC.
Atualmente diversas iniciativas são implementadas nas UC com a participação de parceiros de diferentes perfis, tais como associações comunitárias, entidades sem fins lucrativos, entidades governamentais, empresas e universidades. A diversificação das parcerias oportuniza melhores resultados nos arranjos de gestão das UC contribuindo para o alcance da missão do Instituto, gerando benefícios sociais e econômicos para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário