Aratuba faz festa pra Padre Moacir



​Padre Moacir Cordeiro Leite 32 anos servindo a cidade de Aratuba como vigário.

Padre Moacir comemora 80
anos com seus paroquianos

    Padre Moacir Cordeiro Leite (foto) comemorou  seus 80 anos com uma missa concelebrada por  8 vigários no último domingo em Aratuba.  Nascido no dia 28 de outubro de 1937 no sítio Papara, em Maranguape, filhos do fazendeiro e empresário João Leite Ribeiro e Júlia Cordeiro Leite. Ele é o mais velho de uma tradicional família de 11 filhos, dentre outros o ex-deputado estadual Mosslair Cordeiro Leite e o mais novo deles João Leite Filho, ex-prefeito de Aratuba. Moacir foi  batizado pelo Padre Heitor Vieira  Cavalcante, no Papara, onde fez as primeiras letras na escola municipal e  o ginasial no Colégio Anchieta, sede de município de Maranguape. Já o científico no Colégio Castelo Branco,  da Arquidiocese, de Fortaleza,  concluindo em 1955. Depois de servir o CPOR (1955-1956)  passou a integrar a JUC - Juventude Universitária Católica -   e fez o curso de Matemática   na Faculdade dos Irmãos Maristas. O 3º ano de Filosofia e todo o curso de Teologia fez no Seminário Regional de Olinda, Ordens menores e Subdiaconato e Diaconato  foram-lhes conferidos por Dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo emérito de Fortaleza, Olinda e Carpina.  Sua ordenação Presbiteral ocorreu em 6 de janeiro de 1960, na Catedral de Fortaleza, por Dom Delgado, Arcebispo de Fortaleza.
  Fatores que influenciaram sua vocação   ao sacerdócio: espírito religioso da família, ação católica desenvolvendo o espírito de doação e missionário. Finalmente a convivência com seminaristas e padres. Após a ordenação ficou responsável pela
juventude secundarista na Arquidiocese de de 1966-1969. Em 1970 foi nomeado vigário coordenador do padre José Maria Cavalcante Costa, em Aratuba, até 1973. Dai em diante assumiu a Paróquia  de São Francisco de Paula até 2002 quando foi transferido para Cascavel.

   Dedicou a vida a servir ao próximo dedicando-se ao seu mister de sacerdote  nas celebrações litúrgicas em reuniões com os paroquianos. Padre Moacir descobriu a felicidade de viver de maneira simples ma alegria do desapego nas romarias missionárias, na casa paroquial que era de todos. Não tem terra, não trem casa, não tem carro, não tem poupança e seu patrimônio é o povo.  Suas celebrações fazia até debaixo de árvores.
  Nas palavras de Padre Moacir "o Mundo está implorando a presença de padres missionários, para que a Igreja se torne cada vez mais missionária como Cristo a fundou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário