Águas do Velho Chico

Projeto São Francisco amplia abastecimento de água em Pernambuco

 - Os moradores do município de Floresta, no interior de Pernambuco, vão receber nos próximos dias reforço no abastecimento de água nas suas casas. Após autorização do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, as equipes técnicas do Ministério abriram nesta sexta-feira (17) as comportas do reservatório Muquém do Eixo Leste Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com isso, o 'Velho Chico' beneficiará a população da cidade com 30 mil habitantes, sendo 20 mil na zona urbana e 10 mil na área rural. O trabalho foi coordenado pelo secretário de Infraestrutura Hídrica da Pasta, Antônio de Pádua.
O açude Muquém vai disponibilizar a água do Rio São Francisco ao Riacho Vassoura, que a conduzirá até a barragem Barra do Juá, que tem capacidade máxima de acumular até 71 milhões de metros cúbicos de água. De lá, o 'Velho Chico' irá perenizar o Riacho do Navio até chegar à cidade de Floresta.
O trajeto possui 80 quilômetros e a expectativa é de que leve pelo menos 30 dias para contemplar Floresta (PE). Os povoados de Airi e Varjota e sete assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na região também serão beneficiados.
Muquém é o quinto portal oficial de entrega de água do Eixo Leste do Projeto São Francisco, dos 12 reservatórios distribuídos ao longo dos 217 quilômetros desse trecho. Atualmente, o empreendimento já beneficia 35 mil pessoas da cidade pernambucana de Sertânia, por meio da barragem Campos, localizada no mesmo município.
No total, o Eixo Leste é composto por 12 reservatórios, seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, uma adutora e um túnel.
Garantia de abastecimento
Em abril deste ano, o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco evitou o colapso hídrico em Campina Grande - a segunda maior cidade do estado da Paraíba. Desde então, cerca de um milhão de pessoas em 32 municípios são beneficiadas com as águas do 'Velho Chico' na Paraíba e em Pernambuco.
Além do Leste, o Projeto São Francisco possui outro eixo de transferência de água: o Norte, com 260 quilômetros de comprimento. Juntos, somam 477 quilômetros que vão garantir o abastecimento de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário