Começar bem a semana


 Paris - França 8 graus
Outono chegou e a temperatura abaixou. A colheita vai chegando ao fim em quase toda a França. Em Bordeaux a safra encolheu, especialmente nas regiões mais atingidas pela geada como Entre Deux Mers. Na Borgonha a colheita também termina e os produtores estão contentes com a qualidade e a quantidade, depois de alguns anos com produção pequena devidos aos caprichos da natureza. Chablis foi quem mais sofreu com o clima este ano. Como em geral na França a colheita foi precoce.

Detalhe da colheita manual de uvas chardonnay na Borgonha. (foto: divulgação BIVB)
Outono é ainda o momento das oportunidades nas Feiras de Vinho. Elas começaram no final da primavera e entram pelo comecinho deste outono. Como já havia comentado os supermercados de perfil “hard discount” (literalmente desconto duro) tem feito um esforço em melhorar a qualidade dos seus vinhos e colocar sommeliers de referência para assinar a seleção. A revista inglesa Decanter comenta esta semana os vinhos de marca própria da rede de origem alemã Aldi. Bons preços e uma pontuação entre 90 e 85 pontos. Muito bom custo benefício. No Brasil este mercado é ocupado com sucesso pelas lojas on-line. Que cumprem o importante papel de democratizar o acesso ao vinho.
Daqui a pouco as folhas das videiras ficarão amareladas, alaranjadas, vermelhas, marrons e tantos outros tons que farão a paisagem ficar deslumbrante. Já na terceira semana de outubro o vinho novo do Languedoc vai chegar. Momento festivo que se antecipa ao Beaujolais Nouveau. Santé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário