Amigo da Maternidade

Câmara dos Deputados realiza evento em Aracati

A Câmara dos Deputados vai realizar solenidade em Aracati, nesta segunda-feira 23, para conceder a entrega do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher à Maternidade Santa Luíza de Marillac.    O evento, que ocorrerá a partir das 10h, na sede do hospital (Cônego João Paulo, 1029 – Centro), será presidido pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

A Segunda Secretaria é responsável pela concessão da comenda, anualmente, a cinco entidades de todo o Brasil. O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais ou não cujos trabalhos mereçam especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Neste ano, foram premiadas as seguintes instituições:
• Hospital da Mulher (MA);
• Maternidade Santa Luíza de Marillac (CE);
• Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (PA);
• Banco de Leite Humano Santa Ágata (RO); e
• Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (PR).

As indicações são feitas por deputados e senadores. Os agraciados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples.

A indicação da entidade de Aracati foi feita pelo deputado federal José Airton Cirilo. “Sinto-me honrado em ter indicado a Maternidade Santa Luíza de Marillac, merecedora da honraria concedida pela Câmara dos Deputados”.

Dr. Pinotti
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009.
Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1,3 mil publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário