A Coreia está aqui. A do Sul.

Fórum de Responsabilidade Social Corporativa: programa Ideia da Gente, da CSP, fecha o ano com superação de metas





 O embaixador da Coreia do Sul, Jeong Gwan Lee, conheceu alguns dos programas apoiados pelas Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) por meio do Programa Ideia da gente (IDG), que foi criado em 2013 e tem como público-alvo as comunidades de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, por ocasião do Fórum de Responsabilidade Social Corporativa promovido pela embaixada daquele país.



O IDG encaminha-se para o encerramento de mais um ano com metas superadas e bons resultados alcançados. O programa, que integra a plataforma de responsabilidade social corporativa da CSP, visa a promover o fortalecimento do associativismo e do capital social da região.



Exemplo apresentado durante o Fórum, o projeto social Transformando Vidas, cujo objetivo é contribuir com a inserção de jovens e mulheres do distrito de Pecém no mercado de trabalho, capacitou 252 pessoas, para além das 200 inicialmente previstas, e encaminhou 35 delas para o mercado de trabalho em 8 meses de execução. Parte dos beneficiários, aproximadamente 60 pessoas, estão participando ainda de atividades extras do projeto como aulas de informática. Atualmente está em andamento a última turma com 105 alunos, divididos entre os cursos de assistente de RH e Assistente Administrativo, com previsão de conclusão em novembro.



“A CSP acredita fortemente que um desenvolvimento regional, que seja sustentável e harmônico, passa pela valorização das pessoas, suas histórias e relações. Em sintonia com esse valor, o desenvolvimento de um diálogo com as comunidades vizinhas é fundamental para a sustentabilidade do negócio e teve início desde a fase de implantação da CSP”, explicou o presidente Eduardo Parente.



O aporte total destinado a investimentos em responsabilidade social pela siderúrgica alcança mais de R$ 30 milhões e beneficia aproximadamente 20 mil pessoas direta e indiretamente nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.



“Fico na expectativa de que, através das discussões viabilizadas pela realização desse fórum, todos os participantes possam ter uma nova oportunidade para pensar sobre a importância da responsabilidade social corporativa e quais as melhores alternativas para contribuir de uma forma ainda mais aprimorada. Certamente, eu continuarei a empenhar os meus melhores esforços para que as empresas coreanas invistam cada vez mais e contribuam na qualidade de vida das comunidades do estado do Ceará”, afirmou o embaixador Jeong Gwan Lee.



Ideia da Gente



O Programa Ideia da Gente prevê apoio financeiro e capacitação continuada a projetos sociais criados pelas comunidades de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.  Desde seu primeiro ciclo de investimentos, R$ 3,4 milhões foram direcionados à região vizinha à CSP somente com este programa. No total, 28 projetos contaram com investimento e acompanhamento da siderúrgica, impactando positivamente 1863 pessoas.



Somente em 2017, ano que marcou o terceiro ciclo, foram apoiados 12 projetos sociais, sendo que um deles contou com a parceria da empresa Phoenix do Pecém. As linhas de atuação são:



·         Geração de Trabalho e Renda - Ações que promovam a formação profissional e o desenvolvimento de habilidades para inserção no mercado de trabalho.



·         Cultura – Promover o resgate às tradições locais e comunitárias, assim como fomentar a diversidade, o acesso e a promoção da cultura.



·         Esporte e lazer - Incentivar ações relacionadas a esporte e lazer para promover o acesso à maior qualidade de vida e convivência social.



·         Meio ambiente - Promover o cuidado e a proteção do meio ambiente de forma participativa, dinâmica e integrada.



Cada uma das linhas de investimento pode ter as seguintes abordagens:



Empreendedorismo - Implantar soluções inovadoras que respondam os desafios sociais de sua localidade, podendo ou não extrair lucros das soluções encontradas



Educação - Ações de ensino e aprendizagem que promovam a qualidade de vida, complementem a educação formal e/ou desenvolvam competências e habilidades diversas. Propostas educativas que abordem aspectos de cidadania e sustentabilidade





Diálogo Social



Também lançado em 2013, o programa Diálogo Social também contribui para estreitar a relação da CSP com a comunidade vizinha. Por meio dele, a empresa busca reforçar seu papel social na comunidade, sendo ele uma plataforma para a construção de relações fortes e duradouras, pautadas na confiança, no respeito e na transparência.



No ano de 2017 o diálogo da CSP com a comunidade foi reestruturado para atender as necessidades da empresa e da comunidade na fase de plena operação da usina. Para isso a CSP conta com uma equipe de diálogo social de campo que realiza visitas às residências e locais de trabalho dos moradores, recebe as comunidades em visitas à planta, envia informações periodicamente online e realiza encontros e capacitações com as lideranças comunitárias com o objetivo de formar em 2018 um conselho comunitário para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário