Terra treme e volta a matar no México

Terremoto deixa pelo menos 120 mortos no México

Pelo menos 119 pessoas morreram na região da Cidade do México em decorrência de um terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o país nessa terça-feira (19). O tremor coincidiu com o aniversário de 32 anos de um terremoto que destruiu a capital em 1985.
Segundo o Instituto Geológico americano, o epicentro do tremor foi a cidade central de Raboso, no Estado de Puebla, a cerca de 123 quilômetros da Cidade do México. A maior parte das vítimas está no Estado de Morelos, onde pelo menos 54 pessoas morreram, de acordo com o governo local. Ainda há pessoas deixado dos escombros, e incêndios eclodem por toda a parte.
O governador do Estado do México (apesar do nome, é um dos Estados que forma o país), Alfredo Del Mazo, disse a televisões locais que pelo menos oito pessoas morreram no Estado após os tremores.
Além disso, outras 13 pessoas morreram no Estado de Puebla, duas delas após uma escola desabar, segundo as autoridades. Não há informação sobre a idade das vítimas.

Na capital, quatro pessoas morreram e pelo menos 29 prédios ruíram. As emissoras de televisão locais mostram imagens de moradores, bombeiros e funcionários da Defesa Civil tentando tirar moradores dos escombros.
O transporte público foi paralisado imediatamente após o tremor. Por volta das 16h (18h de Brasília), quatro das 12 linhas continuavam paralisadas, apesar de as vias e as estações não terem registrado maiores danos. O Metrobus, sistema de BRT da cidade, também sofreu poucos prejuízos.

Tráfego
O chefe da Defesa Civil nacional, Luis Felipe Puente, escreveu em uma rede social que milhares de pessoas deixaram prédios comerciais na avenida Reforma, na área central da cidade, e que o tráfego ficou paralisado próximo ao monumento Anjo da Independência.

A Defesa Civil alertou os residentes para fugas de gás, pedindo aos socorristas e transeuntes que não fumassem perto de prédios que tivessem sido atingidos. Já há registro de incêndios. Grande parte da Cidade do México, hoje com cerca de 20 milhões de habitantes, foi construída no leito de um lago; seu solo é conhecido por ampliar os efeitos de terremotos.
Durante o tremor, quadros caíram de paredes e monitores de computadores foram derrubados. Algumas pessoas se abrigaram embaixo de suas mesas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário