Esculhambou geral


UFC suspende atividades de estágio e assistência à comunidade após ato de violência

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, decidiu suspender, por tempo indeterminado, as atividades do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), ligado à Pró-Reitoria de Extensão. A medida foi tomada após mais um registro de violência ter ocorrido nesta quarta-feira (23), no interior da unidade, localizada no bairro Planalto Pici, informa a assessoria de imprnsa da UFC.
O fato ocorreu por volta das 11 horas. Durante uma aula de campo realizada na horta comunitária, onde estavam presentes alunos e professores do Curso de Odontologia da UFC, houve a tentativa de linchamento de um jovem, que entrou na unidade perseguido por um grupo armado com pedaços de madeira e ferro.
Após os estudantes se abrigarem em um auditório, um dos professores responsáveis pela atividade intercedeu junto aos jovens, na tentativa de evitar que o linchamento se consumasse. Porém, o professor foi ameaçado por um dos integrantes do grupo, que fez gesto de sacar uma suposta arma. O docente então recuou e se abrigou no auditório junto com os demais professores e alunos. Momentos depois, a segurança armada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra chegou ao local e o grupo se evadiu, inclusive o jovem ameaçado de linchamento.
Integrantes do Cedefam relatam que ocorrências de violência nos arredores do local têm sido frequentes nos últimos meses, incluindo assaltos, bem como o consumo e tráfico de drogas. Houve, inclusive, o caso de um vigilante e de uma funcionária de serviços gerais que foram feitos reféns por um jovem em fuga que invadiu as dependências da unidade.
Por decisão do reitor e dos gestores do Cedefam, os estágios e todas as atividades que envolvem a unidade estão suspensos até que a segurança dos docentes, discentes e funcionários possa ser assegurada. O Reitor Henry Campos enviou, na tarde desta quarta-feira (23), um ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado solicitando medidas de segurança para o local.
DETALHE – O Centro de Desenvolvimento Familiar (http://cedefamce.blogspot.com.br/) é um núcleo da Pró-Reitoria de Extensão da UFC que integra atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade junto com outras instituições de educação e saúde. Nesse sentido, destacam-se parcerias nas áreas de Educação Física e Esportes e adjacências

Nenhum comentário:

Postar um comentário