Convite da Tarcilia

Economia circular

Tarcília Rego

O Estado Verde

A edição 2017 da Recicla Nordeste acontece nos próximos dias 23 e 24, no Shopping Rio Mar Fortaleza. Em paralelo, acontece seminário abordando o mercado da reciclagem. O tema central do evento traz a Economia Circular na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. A entrada é gratuita.
A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza. Trata-se de uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até a nossa relação com as matérias-primas e resíduos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro produz, aproximadamente, um quilo de lixo por dia. Isso equivale a 183 mil toneladas diariamente. O grande problema é a quantidade de recursos não aproveitados, principalmente [ainda] nas indústrias, e que são descartados de maneira inapropriada, para não dizer, irresponsável. O atual modelo de economia linear pressupõe uma excessiva exploração dos recursos naturais no resultado de matéria-prima.
Diferente, a Economia Circular traz a proposta de mudar esse conceito linear. É preciso entender que o resíduo mal descartado poderia ter sido transformado em dinheiro, ou seja, não aproveitá-lo é um verdadeiro desperdício.
A partir deste conceito existe toda uma cadeia produtiva capaz de transformá-los em novos produtos, com o intuito de preservar e aprimorar os estoques de recursos finitos, aumentar o rendimento, além de estimular a sustentabilidade.
A Economia Circular é muito mais do que um conceito, um processo de transformação de resíduos, tem a ver com conscientização, consumo, inovação, tecnologia, e principalmente, vontade política. Como por exemplo, acabar com os lixões.
Depois da água, o principal problema ambiental do Ceará é o lixo. Cerca de 300 lixões estão espalhados em nossos municípios, apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa é uma questão que exige pressa.
E mais, no Ceará, como acontece em todo o País, o setor de resíduos sólidos sofre com a ausência de dados e de análises sobre o tema. Essa carência de informações dificulta a percepção adequada da importância do tema na sociedade como um todo e o apropriado planejamento de ações específicas para o setor.
O estudante do curso de Engenharia de Energias Renováveis, Tomás Dahas, da UFC, desenvolveu o aplicativo Provento Forecast, cuja finalidade é possibilitar um serviço de previsão da capacidade de geração de energia eólica no Ceará.
O aplicativo utiliza banco de dados da Funceme e sua primeira versão está disponível para tablets e smartphones com sistema Android na Google Play Store (https://goo.gl/QnjQbl). O aplicativo resultou da participação do estudante no edital “Inovação e Tecnologia: startup jovem Fortaleza”.
Bike. Ciclovia do Cariri, que liga as cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, foi inaugurada, no último sábado. Situada no canteiro central da CE 060 e da CE 292, a via possui uma extensão de 17 quilômetros, com pavimento asfáltico, sinalização vertical e horizontal. Governador Camilo Santana participou da solenidade inaugural e participou também, de um passeio ciclístico na nova ciclovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário