Camarão


Audiência pública debate gargalos da carcinicultura

A Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira, a partir das 10h, audiência pública para debater a crise na carcinicultura (produção de camarão em cativeiro). Serão discutidos temas como importação do produto, barreiras sanitárias e financiamento, entre outros tópicos.

Um dos autores da proposta, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) cobra linhas de financiamento para a área e diz que a importação de camarão do Equador é uma grave ameaça à cadeia produtiva nacional.

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Raimundo Matos também destacou o peso da indústria extrativa de camarão, lagosta e caranguejos no Norte e Nordeste do País.

“A economia baseada no camarão, em qualquer modalidade, constitui importante ferramenta de inclusão social e de geração de emprego”, observou o parlamentar cearense. O deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES) é coautor do pedido de audiência.

Foram convidados para a audiência pública o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, e o presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Cristiano Peixoto Maia, entre outros produtores.

Também deverão comparecer representantes dos setores de crédito do BNDES, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, além de enviados pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário