Bom dia

Festa da Educação: Av. Beira Mar recebe mais de 8 mil competidores na II Corrida das Escolas Públicas Estaduais

170820 MARATONA ESCOLAS CG9174 web1

O governador Camilo Santana e o secretário Idilvan Alencar também participaram da corrida neste domingo (20)

170820 MARATONA ESCOLAS CG9095 web1    A Avenida Beira Mar, em Fortaleza, foi transformada em uma grande festa, na manhã deste domingo (20), durante a II Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará. O evento esportivo reuniu mais de oito mil alunos e professores da rede estadual de ensino. O governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, também completaram os 5 km de prova.

    A iniciativa fez parte das comemorações pelo Mês do Estudante, denominado AoGosto do Aluno, que é celebrado na rede pública estadual de ensino com um conjunto de atividades envolvendo cultura, lazer, esporte e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

170820 MARATONA ESCOLAS CG9229 web1    Segundo o governador Camilo Santana, a ideia do evento foi de proporcionar aos alunos atividades extra sala de aula, que auxiliem na compreensão da realidade pela vivência de novas experiências. "A corrida é momento de integração, de envolver todas as escolas do Estado. A atividade física influencia positivamente no desenvolvimento intelectual, que reflete no desempenho acadêmico dos estudantes. Queremos, a cada ano, ampliar iniciativas como essa, trazendo novidades, tudo a partir de diálogo com os alunos", observa.

    O secretário Idilvan Alencar lembra que esta foi a primeira vez em que muitos dos jovens vieram à capital cearense. "A escola não oferece apenas conteúdo, mas, prepara para a vida. Espírito de colaboração e sociabilidade são aspectos importantes para a formação do ser humano", ressalta.


  Superação
    Com quatro anos de treinamento constante, o estudante Antônio Ribeiro Sales, que faz a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Luiz Girão, em Maranguape, conseguiu cumprir os 5 km de prova em pouco mais de 15 minutos, e consagrou-se vencedor na categoria Estudante Masculina. "O esporte representa muito para mim. A experiência foi muito boa, e pode servir pra motivar as pessoas que ainda não se engajaram no esporte, mas que têm potencial", analisa.

    Vencedora na categoria Estudante Feminina, a jovem Heloísa Farias, da Escola Joaquim Magalhães, em Itapipoca, diz que a vitória foi uma superação pessoal. "Já treino há um ano e procuro participar de corridas que acontecem também em outras cidades. Ações como essa incentivam as pessoas a terem uma vida mais saudável", acredita.

    O professor Erisvan Tavares, primeiro colocado na categoria Professor Masculina, que ministra a disciplina de Educação Física na Escola César Cals, em Quixadá, destaca o fato de os jovens terem tido a oportunidade de participar de um evento oficial, com tempo cronometrado, linha de partida e de chegada. "Estimular os jovens a conhecer pessoas diferentes, fazer atividades físicas formativas, envolver-se em ambientes de interação social, é nosso papel enquanto professores da educação básica. As experiências de vida de hoje dizem muito do que a pessoa será no futuro".

    A campeã da categoria Professor Feminina foi Otília Barbosa, que ensina Educação Física na Escola Waldemar Falcão, em Fortaleza. Ela considera a experiência um momento único, principalmente aos estudantes. "Tivemos alunos com desempenho de profissionais. Eles sentem que são capazes, e sabem que podem chegar aonde quiserem", frisa.


    Desafio

    Ainda estava amanhecendo quando os primeiros corredores chegaram ao Aterro da Praia de Iracema, local de início da corrida. Eles vieram em caravanas de todos os municípios cearenses, representando as 715 escolas da rede estadual de ensino. A prova de 5 km começou, às 6h30, e percorreu a Avenida Beira Mar, com passagem pela Avenida da Abolição.

    Os primeiros colocados nas duas categorias, masculina e feminina, ganharam inscrição para a Corrida Circuito das Estações Caixa – 2017 – Estação Primavera, em Salvador-BA, com direito a um acompanhante, que deve ser seu professor de Educação Física. Também receberam uma premiação coletiva: 50 ingressos de acesso a parque aquático em Fortaleza para os demais alunos da turma a que pertencem.

    Os segundos e terceiros colocados nas duas categorias ganharam inscrição para a Corrida Circuito das Estações Caixa – 2017 – Estação Primavera, em Recife-PE, com direito a um acompanhante, que deve ser seu professor de Educação Física. Receberam, ainda, 40 ingressos de acesso a parque aquático em Fortaleza para os demais alunos da turma de que fazem parte.

    Os quartos e quintos colocados nas duas categorias ganharam ingressos para assistir a um jogo de futebol na Arena Castelão, em Fortaleza, com mais 30 alunos pertencentes a sua turma, bem como, 30 ingressos de acesso a parque aquático na Capital.


    AoGosto do Aluno

    Durante todo o mês, os estudantes participam de passeios culturais, com visitas a museus, dia de lazer em parque aquático e ida à Arena Castelão para assistir a jogos do Ceará e do Fortaleza.

    Na parte pedagógica, a Seduc lançou as plataformas digitais #Enemnarede e Quiz Enem, que possibilitam aos jovens aprofundar-se nos conteúdos do Exame por meio de videoaulas e testes de conhecimento. Também estão sendo ofertadas palestras motivacionais, concurso de redação e corretores de redação nas escolas.


    Encerramento

    No dia 31 de agosto, será realizada a final do II Festival Alunos que Inspiram, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, destacando o talento e a criatividade dos estudantes. Na edição deste ano, serão contempladas seis expressões artísticas: artes visuais, música, literatura, audiovisual, dança e teatro.

Combustível encarece a vida porque usamos muito caminhão? E se fosse trem? 105 Ricardo Marchesan Do UOL, em São Paulo 20/08/201704h00 Ouvir texto 0:00 Imprimir Comunicar erro João Wainer/Folhapress Quando o pr... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/20/transporte-trem-combustivel-preco-caminhao.htm?cmpid=copiaecola
Caça francês se aproxima de aeronave durante voo e assusta passageiros 20 Colaboração para o UOL 20/08/201709h49 Ouvir texto 0:00 Imprimir Comunicar erro Reprodução/BBC Passageiros de um voo da empresa Jet2 viver... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/08/20/caca-frances-se-aproxima-de-aeronave-durante-voo-e-assusta-passageiros.htm?cmpid=copiaecola
Caça francês se aproxima de aeronave durante voo e assusta passageiros 20 Colaboração para o UOL 20/08/201709h49 Ouvir texto 0:00 Imprimir Comunicar erro Reprodução/BBC Passageiros de um voo da empresa Jet2 viver... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/08/20/caca-frances-se-aproxima-de-aeronave-durante-voo-e-assusta-passageiros.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário