quinta-feira, 6 de julho de 2017

Sobral e sua mania de estar entre as 10 mais

Fortaleza, Sobral e Maracanaú são destaques em lista de investimento estrangeiro

As três únicas cidades cearenses citadas no guia de investimentos estrangeiros do Financial Times são relacionadas pelo custo/benefício. Do Brasil, São Paulo ainda é a cidade mais promissora

22:30 | 05/07/2017
Capital cearense em 8º lugar (Foto: Reprodução fDi American Cities of the future 2017/18)
 Fortaleza ocupa a 8ª posição entre as dez cidades das Américas de população superior a 750 mil habitantes com melhor Custo/Benefício para investimentos estrangeiros, de acordo com o American Cities of the Future 2017/2018 (“Cidades Americanas do Futuro”, em português) - estudo da revista britânica fDI Magazine. Sobral e Maracanaú ocupam 2º e 5º lugar, respectivamente, entre as “cidades do futuro" de população entre 100 mil e 350 mil habitantes, também em Custo/Benefício.
A Capital cearense fica na frente de Manaus (Amazonas) e Cali (Valle del Cauca), mas atrás de Guayaquil (Guayas), Guatemala (Guatemala), Santiago (Chile), Quito (Pichincha), Lima (Peru), Belém (Pará) e Barranquilla (Atlântico).
Sobral e Maracanaú são as únicas do Nordeste no "Top 10 Small American Cities of The Future 2017-18 - Cost Effectiveness”, divulgado no último dia 10 de abril. Do Brasil, outras quatro cidades ainda foram destaques nessa lista: Praia Grande (SP), Taubaté (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Sumaré (SP).
Sobral e Maracanaú figuram mesmo ranking (Foto: Reprodução fDi American Cities of the future 2017/18)
 Sobral, que completou 244 anos nessa quarta-feira, 4, já havia sido apontada pelo guia de investimentos estrangeiros no Top 10 de 2013/14 e 2011/2012 , também na categoria Relação Custo/Benefício.
Sunnyvale, na Califórnia, é a primeira colocada na classificação Small Cities e 10º no ranking geral. A cidade é citada pela fDI como um centro tecnológico, “com mais de um terço do investimento no setor de software e serviços de TI e mais de um quinto no setor de comunicações”.
Na categoria custo/Benefício, são avaliados critérios como salário anual de um trabalhador não qualificado, semiquqalificado e qualificado; custo de eletricidade, média da renda anual para uma fábrica/unidade industrial, em uma localização privilegiada, preço do quarto do hotel 3 estrelas/4 estrelas, dentre outros.
São Paulo ocupa a 9ª posição no Top 10 geral de cidades americanas do futuro, 1º posição no ranking geral de cidades latinas e 8º lugar no ranking de cidades americanas do futuro com mais de 750 mil habitantes.
Saiba mais
A fDI (sigla, em inglês, para Investimentos Estrangeiros Diretos) Magazine é uma publicação bimestral do Financial Times. A revista produz, a cada dois anos, o guia com as “cidades do fuutro”, ou seja, as mais promissoras para investimentos internacionais nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Capa do jornal OEstado Ce