Deixaram a Prefeitura de Sobral de fora

Sobral do Futuro convoca reuniões públicas para apresentação do Plano de Visão

Começaram esta semana as reuniões devolutivas sobre o Plano de Visão que integra o Programa Sobral do Futuro. Os encontros acontecerão até 13 de julho e irão debater três eixos que envolvem economia, sustentabilidade e requalificação urbana. Para criação do Plano de Visão foram cinco meses de trabalho, envolvendo o poder público, comunidade civil, universidades e iniciativa privada em reuniões distritais, oficinas de planejamento, seminários com especialistas e encontros setoriais.
Segundo Sabrina Oliveira Costa Espinola, analista de responsabilidade social da Votorantim Cimentos, foram envolvidas mais de 2 mil pessoas e realizados 68 encontros, 12 reuniões com 33 entidades diferentes, além de 45 mil interações nas redes sociais. “Concluímos o Plano de Visão e estamos fazendo uma devolutiva para as comunidades que integram a base de todo esse processo. O Plano tem como objetivo implementar políticas públicas transformadoras para o município”, explica Sabrina.
Entre os temas abordados do eixo “transformação socioeconômica” estão redução da criminalidade, crescimento do setor de serviços, implantação de polos de tecnologia, entre outros. Sobre “sustentabilidade ambiental” são prioritários a recuperação da Bacia do Rio Acaraú, rejeitos zero, aproveitamento de resíduos, saneamento, preservação e controle da ocupação da Serra e áreas da caatinga. E os temas que envolvem o eixo “requalificação urbana” são mobilidade, iluminação pública, telecomunicações, equipamento de lazer e controle e uso de ocupação do solo.
Além destas reuniões públicas, em 29 de agosto será realizada uma audiência pública final, no Centro de Convenções, com início às 19h. Sabrina ressalta a importância da participação da sociedade neste momento de validação dos eixos prioritários. “O plano é um instrumento que concretiza os sonhos dos sobralenses para cidade, por isso aproveitamos sempre para reforçar a importância da participação de todos”, completa.
Projeto
É uma iniciativa que visa a construção de um plano feito e gerido pela sociedade, que direcione o desenvolvimento local sustentável de Sobral nos próximos anos. O processo de construção do plano participativo e integrado de desenvolvimento local sustentável é realizado sob a gestão de um grupo de 35 entidades de diversos setores da sociedade. Sobral do Futuro é uma iniciativa da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, Instituto Arapyaú, Universidade Federal do Ceará, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Acesse: http://sobraldefuturo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário