sábado, 10 de junho de 2017

Verde que te quero verde




Semana do Meio Ambiente será encerrada no domingo, no Parque Estadual Botânico

Neste domingo, dia 11 de junho, a partir das 8h, serão encerradas as atividades da Semana do Meio Ambiente, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03, S/N, próximo à entrada do Icaraí, em Caucaia). Às 6h, cerca de 400 ciclistas sairão em pedalada do Parque do Cocó até o Botânico,
cobrindo um percurso de pouco mais de 20Km, no IV PEDALAR. No Botânico, além da solenidade de encerramento, estarão acontecendo as atividades do projeto Viva o Parque, que oferece atividades gratuitas para adultos e crianças, unindo as famílias, dentre elas: massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais.
A Semana representou um período repleto de muitas atividades de educação ambiental em todo o estado do Ceará. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com municípios cearenses, ONGs e instituições públicas e privadas realizou diversas ações com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Neste ano, o tema foi “Educação Ambiental é da nossa natureza”. Segundo o secretário Artur Bruno, “os esforços se concentram na difusão da importância da Educação Ambiental para o despertar de uma nova consciência, na qual o ser humano se vê como integrante da natureza e a conserva para a harmonia e o bem de todos os seres vivos”.
87 municípios cearenses e 19 Unidades de Conservação Estaduais, além de diversas instituições, participaram da Semana. Dentre as atividades, palestras, rodas de conversa, aulas de campo, oficinas, reflorestamento de mata ciliar, passeios ciclísticos e de barco, blitz ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de árvores, dentre outras.
Saiba mais:

A Semana do Meio Ambiente instituída oficialmente pelo Decreto Federal Nº 86.028 de 27 de maio de 1981 e tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Este evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho. No Estado do Ceará, a SEMA, como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordena esta campanha através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).
O objetivo do passeio é incentivar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia, aliando preservação ambiental e saúde. A rota interligará duas Unidades de Conservação Estaduais: o Parque Estadual do Cocó e o Parque Estadual Botânico do Ceará, que contam com diversas atividades de educação ambiental, lazer e esporte do Projeto Viva o Parque. O IV PEDALAR conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SEUMA, AMC, Guarda Civil), CAGECE, PRE, SEMACE, Ceará Bike, CROLIM e TA2 Eventos
IV PEDALAR

Evento: IV PEDALAR – Do Parque do Cocó ao Parque Botânico
Data: 11 de junho de 2017
Horário: Concentração e entrega dos kits no Parque do Cocó: 6h / Saída: 7h / Retorno 11h30
Ida (21,4km):
Parque Estadual do Cocó → Av. Pe. Antônio Tomás → Rua Carlos Vasconcelos → Rua Costa Barros → Av. Dom Manuel → Av. Leste Oeste → Ponte da Barra do Ceará → Av. Ulisses Guimarães → CE 090 → Parque Estadual Botânico do Ceará.
Volta (21,3km):
Parque Estadual Botânico do Ceará → CE 090 → Av. Ulisses Guimarães →Ponte da Barra do Ceará → Av. Leste Oeste → Av. Monsenhor Tabosa → Rua Barão de Aracati → Av. Santos Dumont → Av. Sen. Virgílio Távora → Av. Pe. Antônio Tomás → Parque Estadual do Cocó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páscoa

Comentário do dia por São Máximo de Turim, Bispo Homilia 58 sobre a Páscoa «Dos que são como elas é o reino dos Céus» Com que grande e ...