quinta-feira, 15 de junho de 2017

Transparencia

Fortaleza recebe nota 10 e fica em primeiro lugar no Ranking Nacional de Transparência

O município de Fortaleza recebeu nota 10 e ficou em primeiro lugar no ranking da transparência realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A 3ª Edição da Escala Brasil Transparente (EBT) avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. Na segunda avaliação, Fortaleza estava em14º lugar com nota 8.2.

“Isso é resultado dos investimentos que estamos fazendo para instrumentalizar o município e avançar cada vez mais na transparência e nos instrumentos de controle social. Fortaleza já foi reconhecida, no ano passado, quando recebeu o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas, do Tribunal de Contas da União (TCU), pela boa gestão dos recursos públicos”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

A avaliação foi feita nos meses de março e abril e analisou um conjunto de questões de transparência do poder público para o cidadão.A coleta de dados é feita de forma anônima pelos auditores do Ministério da Transparência. Eles solicitam informações na área de saúde, educação, assistência social e sobre a Lei de Acesso à Informação. “As mudanças que a Prefeitura de Fortaleza vem fazendo permitem que a gestão reduza o tempo de resposta. Além disso, estamos atendendo outra demanda do Ministério que é disponibilizar espaços físicos para a população ter acesso às informações. Hoje temos ponto de informação na sede da Ouvidoria, nas Regionais e em diversos pontos em Fortaleza, explica o secretário Municipal de Controladoria, Ouvidoria e Transparência, Alcimor Rocha.

A 3ª Edição da Escala Brasil Transparente (EBT) foi realizada em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. Doze quesitos foram analisados para que os entes federativos recebessem nota de 0 a 10. “Identificamos as falhas identificadas na edição anterior e focamos nisso. Isso só foi possível porque demos continuidade a um trabalho que já era muito bem feito. O mérito é de toda a equipe da Prefeitura", disse o Controlador do Município.

Transparência
O cidadão pode ter acesso às informações públicas através do portal da transparência (link), no Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão ou pelo telefone 0800 275 1385. Para acompanhar ou solicitar informações presencialmente, acesse aqui a lista dos locais em Fortaleza (link - http://www.acessoainformacao.fortaleza.ce.gov.br/sistema/site/endOrg.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom dia

Hoje o Comandante Ariston Pessoa de Araujo empresta seu nome para batisar o aeroporto regional de Jeriquaquara, que não é...