Segurança do cadeirante

Assembleia aprova campanha de incentivo
ao uso seguro de faixas e rampas de acesso
           
          
A lei nº 112/2016, de autoria do deputado Audic Mota, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, tem como objetivo provocar a mudança no comportamento de motoristas e pedestres, diminuindo as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito. Isso deverá acontecer por meio de campanha de incentivo ao uso seguro das faixas de pedestres e rampas de acesso destinadas às pessoas com deficiência.
            As principais causas de acidentes são o avanço de sinal , estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa. Segundo dados do Detran-CE, de 2015 a outubro de 2016 ocorreram 39.693 mil acidentes de trânsito no Estado, sendo 2.068 atropelamentos. A campanha pretende, com interações entre Estado e Município, tornar a população consciente do seu papel tanto pedestre como motorista.
            A lei, aliada ao Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece o procedimento correto para condutores e pedestres, orienta o acesso à informações claras, coerentes e objetivas, para que a sociedade possa construir uma nova cultura, orientada a praticar um trânsito cidadão.
            Dentre as medidas adotadas, estão a implantação de sinalização vertical, de regulamentação, por meio de placas indicativas, nas faixas de pedestres e rampas de acesso às pessoas com deficiência; renovação da sinalização horizontal indicativa das faixas de pedestres e das rampas de acesso e conscientização dos condutores para não estacionar em frente aos acessos.
            “Este projeto é de grande relevância por tratar da preservação da vida e beneficiará a população na conduta de um trânsito seguro", defendeu Audic Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário