Quebrou dentro

Roberto Cláudio diz que não dará aumento a servidores

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), informou, ontem, durante uma reunião com representantes de sindicatos, que os servidores municipais não receberão reajuste neste ano. O gestor municipal afirmou que a grave crise política e econômica que está atingindo o País nos últimos anos impossibilita aumentos, ao menos por enquanto.
“Este é um ano atípico, que não só a gente não tem perspectiva de melhoria da economia, como há um cenário político que não sinaliza possibilidades da Prefeitura estabelecer compromisso de gastos com a garantia de que possa honrá-­los”, afirmou, acrescentando que o assunto poderá ser discutido posteriormente dependendo das diretrizes econômicas vigentes.
Ainda conforme Roberto Cláudio, mesmo sem poder oferecer o reajuste pleiteado pelos servidores da Prefeitura de Fortaleza, afirmou que vai manter alguns procedimentos adotados anteriormente, visando facilitar a vida de quem trabalha no serviço público municipal. “Nosso compromisso é pagar os servidores em dia ao longo deste ano e antecipar, como temos feito, ano a ano, o pagamento de metade do décimo terceiro salário para o meio do ano”, asseverou.

Assegurados
Na ocasião, o prefeito enfatizou, também, que o objetivo da gestão é assegurar os direitos dos trabalhadores municipais, evitando irresponsabilidades com as contas públicas diante da atual situação econômica do País. Afinal, já está configurada, pelo terceiro ano consecutivo, uma profunda recessão, que impacta de maneira significativa a arrecadação e os custos da máquina pública. Ao prestar contas com os representantes dos movimentos sindicais presentes, o gestor esclareceu, ainda, alguns pontos a fim de promover um diálogo transparente e responsável com toda a categoria, no intuito de evitar movimentos paradistas nos próximos meses.
Roberto Cláudio também garantiu a manutenção dos serviços públicos essenciais, como educação, saúde, pavimentação e limpeza urbana, a fim de garantir à população de Fortaleza o acesso aos mesmos, evitando maiores problemas. “Nós tínhamos um crescimento já significativo ano a ano no número de matrículas (em escolas municipais) e, este ano, o aumento saltou de sete mil para 33 mil novos alunos, reverberando maior atenção direcionada às matrículas, além da ampliação na cobertura de saúde primária”, afirmou o prefeito da capital cearense.

Paralisação
Diante da impossibilidade de reajuste anunciada por Roberto Cláudio, o Sindicato dos Servidores e
Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) anunciou, em seu site oficial, que haverá mobilização e ato de protesto no próximo dia 13 de junho, a partir das 8 horas, em frente ao Paço Municipal. A entidade considera a medida anunciada pela Prefeitura como “inaceitável” e já está analisando a possibilidade de entrar em greve no próximo mês de agosto, caso não haja a reabertura de alguma via de negociação com o poder municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário