Premeditando o breque

Prefeito Roberto Cláudio reúne secretários municipais para avaliar projetos e obras para 2017
O prefeito Roberto Cláudio reuniu, durante toda esta terça-feira (13/06), no Centro Cultural Belchior, os secretários municipais para definir calendário, metas e acompanhar o andamento dos projetos para o segundo semestre de 2017.

Esta foi a terceira reunião do secretariado somente este ano. “As reuniões acontecem de maneira recorrente para que a gente acompanhe todas as intervenções que estão acontecendo na cidade. É importante para sabermos o andamento dos projetos, saber o que está faltando para a execução das obras prometidas para os quatro anos do nosso mandato e resolver o que for preciso para cumprir os prazos”, disse o Prefeito.

Saúde

Na área da saúde, por exemplo, a prioridade é cumprir o cronograma já traçado de ajustar o estoque dos 84 medicamentos básicos da atenção primária. “Além de regularizar o estoque, iremos entregar as centrais de medicamentos nos terminais de ônibus. Ainda neste ano, entregaremos a ampliação dos Frotinhas da Parangaba, Messejana e Antônio Bezerra, além do Hospital Nossa Senhora da Conceição”, explicou a secretária adjunta da Saúde, Itamárcia Araújo. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Dendê e a Policlínica do Bairro Henrique Jorge, ao lado do Hospital da Mulher Zilda Arns, serão entregues até dezembro deste ano.

Educação
Na área da educação, a expectativa é abrir, ainda este ano, 20 novas escolas e creches em tempo integral. Além de continuar reformando os equipamentos para a ampliação da oferta de vagas. Ainda neste mês de junho, serão entregues dois novos Centros de Educação Infantil. Outros 19 serão entregues até o fim do ano. "Além da quantidade, a qualidade dos nossos equipamentos é muito grande. Nós temos padrão MEC, com cinco refeições diárias e profissionais com as melhores qualificações”, informou a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

A meta da Prefeitura de Fortaleza é abrir seis mil novas vagas com esses equipamentos, número suficiente para acabar com a fila de espera nas creches para 2018. Somente este ano, já foram criadas duas mil vagas.

HabitaçãoNa pasta da habitação, até o fim deste ano, 288 famílias serão beneficiadas com uma nova moradia no conjunto habitacional Vila do Mar III. Depois de ficar cinco anos parada, a obra foi retomada pela Prefeitura para beneficiar os moradores das áreas de risco da Orla da Barra do Ceará. Já a Vila de Pescadores, destinada exclusivamente para quem vive da pesca, será entregue no mês de julho. É a última etapa do empreendimento que tem um total de 38 apartamentos de frente para o mar. Uma maneira da Prefeitura de Fortaleza, valorizar os pescadores que não precisarão sair de perto do mar para realizar suas atividades.

Infraestrutura
Na área da infraestrutura, a secretaria Manuela Nogueira afirmou que a prioridade é acelerar e cumprir os prazos das obras. A nova Aguanambi tem previsão para ficar concluída no início de 2018. A avenida está sendo completamente requalificada, tornando-se um corredor exclusivo que priorizará os usuários de ônibus e receberá, ainda, nova drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclofaixas, iluminação, paisagismo, revitalização do canteiro central por onde passam os canais, local onde serão construídas as novas estações do ônibus.


A requalificação do terminal de Messejana segue em ritmo acelerado e a entrega deverá ser em dezembro.

Já as obras de construção dos dois túneis da Via Expressa, que cortam a Av. Alberto Sá e a linha férrea, serão iniciadas no próximo mês. A área já conta com desvios de tráfego para os motoristas. As intervenções fazem parte do Corredor Expresso Parangaba/Papicu. A secretária afirmou ainda que a licitação para a requalificação da alça do viaduto do Makro segue em processo de aprovação e deverá ficar concluída ainda este ano.

Mobilidade
Novos binários serão implantados em Fortaleza, de acordo com o secretário adjunto da Secretária de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia. Eles serão implantados na Maraponga, no Centro (Av. Duque de Caxias) e haverá uma ampliação no da Av. Santos Dumont.

Durante a reunião foi anunciado ainda o aplicativo Trânsito Livre, que está em fase de testes e será liberado em breve para que a população, por meio de smartphones, notifique os órgãos competentes da Prefeitura de Fortaleza sobre inadequações ou problemas no trânsito. O Trânsito Livre será colaborativo e vai ajudar que as vias sigam sem interrupções.

Novas obras
Os secretários apresentaram os principais projetos em andamento de cada pasta e trocaram informações para agilizar o processo das intervenções que ainda não foram iniciadas. “Ainda este ano iniciaremos as obras de pelo menos dois novos Cucas, um no José Walter e outro no Pico, e duas novas policlínicas. Também daremos início ao Polo Varjota e a segunda etapa da obra de requalificação da Avenida Beira Mar", explicou o prefeito Roberto Cláudio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário