sábado, 10 de junho de 2017

Luz branca

Prefeitura de Fortaleza bate recorde e triplica iluminação branca nos bairros

A Prefeitura de Fortaleza vem executando o plano de ação para melhorar a iluminação pública na cidade, realizando a troca dos equipamentos antigos, com luz amarela, para equipamentos mais modernos com luz branca, fazendo também a manutenção de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia. Nesse sentido, já nos cinco primeiros meses deste ano de 2017, os resultados vêm superando as expectativas, sendo que mais de 18.000 pontos já foram substituídos para iluminação branca somente nesse período, resultando em um total de 140.587 pontos com luz mais moderna na cidade, o que quer dizer que hoje o Parque de Iluminação de Fortaleza é composto por 72% de luz branca, proporcionando mais qualidade de vida para população e ruas mais movimentadas à noite.

Com serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, atualmente, estão sendo realizados trabalhos de implantação de luz branca em quadriláteros dos bairros Demócrito Rocha, Messejana, Rodolfo Teófilo e São João do Tauape, por exemplo. O trabalho de melhoria também vem sendo realizado em praças e equipamentos públicos, binários, novas faixas para pedestres, estações do Bicicletar e do Bicicleta Integrada, pontos de ônibus, Areninhas e avenidas.

Somente nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 18.000 pontos de luz foram substituídos para iluminação branca em diversos quadriláteros e avenidas nos bairros Parque Dois Irmãos, Siqueira, Genibaú e Farias Brito, por exemplo. Recentemente, importantes avenidas que ligam diversos bairros também foram contempladas, como a Perimetral, Sargento Hermínio, Expedicionários, Duque de Caxias, Heráclito Graça, Padre Pedro Alencar, Ponta Mar, Bernardo Manuel, Heráclito Graça e Alberto Nepomuceno, esta última sendo executada.

Neste trabalho, são elaborados projetos elétricos, que podem compreender a substituição das luminárias antigas por outras mais modernas e eficientes, equipadas com vidros policurvos, que distribuem melhor a luz e minimizam os espaços escuros entre os postes, os chamados “zebramentos”. Além disso, os técnicos fazem a adequação de potência das lâmpadas de vapor metálico (luz branca) direcionadas para a demanda de cada localidade e espaço específico.

Como resultado disso, Fortaleza conta hoje com 140.587 pontos com luz branca mais moderna e, em alguns locais, com luz de LED, o que representa cerca de 72% do Parque de Iluminação com luz branca, o que é mais que o triplo do cenário constatado no final de 2012, durante a administração anterior, quando o parque de iluminação nos bairros de Fortaleza era composto por apenas 21,8% de luz branca. No total, a cidade conta hoje com 195.260 pontos de luz e a previsão é que, até o final deste ano de 2017, Fortaleza conte com 80% de iluminação branca e, até o final da gestão, a cidade esteja com 100% de luz branca.

O coordenador especial de Iluminação Pública, Alfredo Serejo, explica que a gestão do parque de iluminação de Fortaleza contempla atividades de manutenção, melhoria e ampliação dos pontos de luz existentes, acompanhando a evolução das tecnologias e o crescimento da cidade. “A atividade de manutenção da iluminação pública é contínua e funciona 24 horas com equipes distribuídas por Regionais, realizando a correção de pontos apagados e corrigindo defeitos técnicos. Em relação às obras de melhoria, é feito também um projeto elétrico, sempre observando o tipo de luminária utilizada e o espaçamento entre os postes para evitar pontos escuros”, disse Alfredo.

Estão em fase de finalização os projetos para início de obras ainda em 2017 nos quadriláteros dos bairros Sabiaguaba, Genibaú (2ª Etapa), Henrique Jorge, Amadeu Furtado e Benfica, bem como as Avenidas Augusto dos Anjos, João Pessoa, Leste-Oeste e Vicente de Castro. Também seguem com projeto em desenvolvimento para programação em breve os quadriláteros nos bairros Planalto Airton Sena, Mondubim (Sítio Córrego), Conjunto Esperança, São Gerardo e Bonsucesso, além de obras de urbanização, como por exemplo, no Morro Santa Terezinha, na Rua José Avelino e Avenida Aguanambi.

Manutenção da Iluminação Pública
Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a SCSP orienta que a população telefone gratuitamente para o número 156 e abra protocolo. De janeiro de 2017 até hoje, foram realizadas 31.301 intervenções a partir dessas solicitações.

Caso a demanda seja de obra ou melhoria do sistema existente, como instalação de novos pontos, melhoria em campos, praças ou mesmo a requalificação da iluminação com luz branca, a população deve dirigir-se às Secretarias Regionais dos bairros, por meio de suas Ouvidorias.

Ouvidorias das Regionais
Regional Centro: 3226-5059
Regional I: 3433-6875
Regional II: 3241-4802
Regional III: 3433-2519
Regional IV: 3433-2862
Regional V: 3433-2929
Regional VI: 3488-3124

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrada nova leva a praias do oeste.

CAMILO E AUDIC INAUGURAM DUPLICAÇÃO DA CE-085 ENTRE TRAIRI  E PARACURU O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputa...