José de Alencar na Câmara de Fortaleza

Vereador Dr. Porto comemora aniversário do Theatro José de Alencar em Sessão Solene - dia 12 de junho
 
E a mais bela e antiga casa de espetáculo do Estado completa 107 anos. Celebrar o TJA, a qualquer tempo, é repensar a sua relação com a cidade, fortalecer vínculos, animar a plateia. Fazedores de cultura, artistas e público agradecem

Para festejar a data, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza Sessão Solene nesta segunda-feira, 12 de junho, a partir das 19 horas, no Plenário. O requerimento é de autoria do vereador Dr. Porto (PRTB).
 
“O José de Alencar é um dos maiores símbolos da cultura e da arte cearense. Até o nome ‘theatro’, com ‘h’ mesmo, tem o seu encanto, por preservar a grafia de outrora. Por essa afinidade que tenho com o histórico equipamento, decidi fazer a Sessão Solene. Viva a cultura cearense, vida longa ao Theatro José de Alencar”, empolga-se o vereador. “Ali passaram espetáculos teatrais maravilhosos, grandes apresentações musicais. Vital para o centro da cidade, é um espaço dinâmico, pelo qual tenho muito carinho”.
 
Espetáculo começa na porta de entrada
O TJA encanta artistas e plateias pelo charme do interior e do exterior. Na sala principal, cabem 800 pessoas, distribuídas em três andares. Ao lado, tem também um anexo, o Teatro do Morro do Ouro, com capacidade para 90 lugares. E abriga lugar especial aos que apreciam o verde - os jardins planejados por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do Brasil.

A história do José de Alencar
Começa em  1896, quando o então presidente da Província - Bezerril Fontenele - fincava a sua pedra fundamental no centro da Praça do Patrocínio (posteriormente Praça Marquês do Herval e hoje Praça José de Alencar). Só em 1908, no governo de Nogueira Acioli, tiveram início os trabalhos de construção, obediente à planta elaborada pelo engenheiro militar Capitão Bernardo José de Melo. A obra teria estrutura metálica, com fachada em estilos art nouveau e coríntio, segundo os preceitos dos chamados "teatros-jardins". 

A inauguração aconteceu somente em 17 de junho de 1910, com direito a show pirotécnico e apresentações culturais. O primeiro espetáculo teatral foi apresentado no dia 23 de setembro de 1910, pela Companhia Dramática Lucile Perez, com a peça “O Dote”, de Arthur Azevedo. O público lotou o lugar e aplaudiu.

​​
Grato pela divulgação.

SERVIÇO
  • Sessão Solene em Homenagem os 107 anos do Theatro José de Alencar
  • Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – bairro Patriolino Ribeiro)
  • Dia 12 de junho/2016
  • A partir das 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário