Jornal de estudante

Transviado”, jornal que fala das minorias no Cariri

O Transviado é mantido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte

Por Jangadeiro FM em Educação

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri perceberam na região uma deficiência no jornalismo, em matérias com pouco conteúdo aprofundado. Além disso, eles tinha a carência em assuntos que abordassem questões de gêneros e a luta das minorias.
Pensando nisso, diversos alunos se reuniram para a produção da 1ª Edição do jornal Sertão Transviado, como explica a reportagem da Rede Jangadeiro FM.
De acordo com um dos idealizadores do projeto, Ribamar Júnior, o objetivo é mostrar uma outra visão do Cariri, a da cultura da resistência.
“Ainda temos essa paixão pelo papel e de fazer uma notícia mais demorada, uma notícia que as pessoas tenham aquele olhar mais lento sobre o personagem, sobre o fato que a gente quer contar. São pautas que transbordam, histórias que não cabem em uma pauta ou uma coluna. Surgiu nesse sentindo para contar outra versão do Sertão”, afirma.
A edição deste mês é a primeira do ano, mas os estudantes já produziram outros quatro jornais em 2016. Ribamar Júnior ressalta que os estudantes pretendem manter publicação, e tentam arrecadar fundos para a produção e impressão, já que os custos para fazer um jornal são altos.
“Pela primeira vez na nossa 4ª edição nós saímos para pedir patrocínio nas lojas. A gente sempre precisa fazer sinônimos, mas por exemplo não falamos do termo feminismo, e sim o direto das mulheres. Mas os custos são altos, mas a gente organiza uma festa, faz rifa, estamos querendo criar uma caixa para bancar o jornal”, finaliza.
Para quem não é da Região do Cariri e quer acompanhar o trabalho dos estudantes de jornalismo, pode acessar a Fan Page do Jornal Sertão Transviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário