BNB lança linha de crédito para micro e minigeração solar

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, ontem, o Agroamigo Sol, linha de crédito voltada para agricultores familiares. Com metodologia de microcrédito orientado, poderá cobrir operações com valor de até R$ 15 mil e, atualmente, conta com carteira ativa de R$ 3,7 bilhões, com taxa de adimplência de 94,7%. O tema central é a geração de energia solar, disponibilizando aos agricultores acesso facilitado a essa tecnologia, o que deve impulsionar a produção.
O presidente do BNB, Marcos Holanda, disse que o Agroamigo Sol é como uma junção do FNE Sol (linha de financiamento à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica), do FNE Água (projetos para o uso eficiente e sustentável de água) e do FNE Inovação. “Boa parte do uso da linha de crédito para sistemas de geração de energia solar será associada à irrigação e abastecimento de água, além de ser caracterizada como uma estratégia inovadora no trato da geração energética”, afirmou.
Os recursos podem ser usados em melhorias nas propriedades, como sistemas de bombeamento, irrigação e dessalinização de água, além de eletrificação de cercas. Os beneficiados podem contar com juros de 0,5% ao ano, além de prazo de carência de dois a três anos. Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira, superintendente do BNB no Ceará, destacou a importância dos agentes de crédito que deverão acompanhar os agricultores na utilização da linha.

Digital
Também lançou a linha de crédito Giro BNB Digital, através da qual varejistas e atacadistas poderão contar com o apoio do banco para executar financiamentos, de modo a facilitar suas operações. Os varejistas poderão recompor seus estoques de mercadorias com as vantagens do pagamento à vista aos atacadistas, com prazos de reembolsos maiores. “Capital de giro é uma operação muito cara no mercado, normalmente cobra-se entre 3% e 5% ao mês. O banco só vai cobrar 0,94% ao mês, porque estará usando a fonte do FNE, tendo mais agilidade, melhores condições de prazo e juros satisfatórios”, destacou Luiz Sérgio Machado, superintendente de negócios de varejo do BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário