quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Lisboa-São Paulo e...deu bode na TAP

Falha num motor obriga avião da TAP a voltar para trás

Um avião da TAP com destino a São Paulo, no Brasil, regressou ao aeroporto de Lisboa após detetar avaria num dos motores
Uma anomalia num motor obrigou hoje um avião da TAP a regressar ao aeroporto de Lisboa pouco depois de ter levantado voo com destino a São Paulo, no Brasil.
O aparelho saiu de Lisboa com 177 passageiros e 11 tripulantes às 10:34 e voltou a aterrar cerca das 12:30, depois de ter andado em sobrevoo durante algum tempo para gastar combustível, explicou o porta-voz da TAP André Soares ao DN, adiantando que o avião estava na zona de Peniche quando se detetou a "anomalia" num dos quatro motores.
De acordo com a mesma fonte, o regresso a Lisboa foi decidido por precaução e os passageiros embarcarão ainda hoje com destino a São Paulo num outro aparelho.
Este avião da TAP é um dos de quatro aviões A340-300 que em julho receberam autorização para prolongar a vida útil.
O voo TP89 estava a ser operado por um dos quatro aviões A340-300 da companhia aérea portuguesa TAP, que em julho de 2016, foram objeto de uma autorização pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), para extensão da vida útil, um aval que está ser investigado pelo regulador europeu do setor da aviação.
Em 12 de julho, a TAP solicitou à ANAC a isenção da obrigatoriedade de modificações de componentes, com vista à continuação da operação dos aviões até aos 31.000 ciclos de voo e 156.000 horas de voo, que atingiriam "a breve trecho" as 100.000 horas de voo, valor que corresponde ao limite da vida útil, o que foi autorizado a 13 de julho.
Fonte oficial da TAP disse hoje à Lusa que a ocorrência não teve qualquer relação com essa extensão da vida útil, uma vez que "todos os requisitos de aeronavegabilidade estão garantidos", referindo que "aconteceu nesta aeronave como podia acontecer com qualquer outra".
Conforme a Lusa noticiou em 25 de janeiro, a Agência Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) disse que não recebeu quaisquer documentos ou informação da ANAC sobre esta autorização", acrescentando que iria contactar o regulador nacional "de modo a proceder a uma investigação mais aprofundada sobre o assunto".
A EASA esclarece que os estados membros podem atribuir estas isenções "no caso de circunstâncias operacionais imprevistas e urgentes, ou necessidades operacionais de duração limitada", desde que o nível de segurança não seja afetado.
Ainda assim, "no caso de estas isenções se tornarem repetidas ou serem garantidas por períodos acima de dois meses, a ANAC deve notificar a EASA, a Comissão [Europeia] e os outros estados membros dessas mesmas isenções", explicou à Lusa o regulador europeu da aviação.
Contudo, segundo a ANAC, a legislação em vigor no que às isenções diz respeito não estabelece qualquer prazo de informação/envio das mesmas à EASA.
"A regulamentação que permite aos estados membros concederem isenções aos requisitos e às regras de execução emanadas quer do Parlamento Europeu e do Conselho quer da Comissão Europeia não estabelece qualquer prazo para a comunicação das isenções concedidas", entende a ANAC.
O regulador nacional da aviação garante que "em momento algum a segurança destas aeronaves esteve em causa", opinião corroborada pela companhia aérea portuguesa.
"Não há qualquer risco porque sempre foram mantidos e observados os requisitos de manutenção da aeronavegabilidade continuada. A TAP não faz qualquer concessão em matéria de segurança, cumpre rigorosamente todas as normas e padrões de segurança e atua em conformidade com as determinações legais e do fabricante", assegurou, em janeiro, a TAP.
O regulador nacional disse, então, à Lusa que, antes do envio da comunicação e de a TAP formalizar os pedidos de isenção, reuniu com os seus responsáveis e discutiu os aspetos técnicos da operação, já na posse dos pareceres favoráveis emitidos pelo fabricante, para que os aviões operassem fora de alguns limites estabelecidos.
Os quatro aviões A340-300 operam em ligações de longo curso da TAP, com rotas em África e no Brasil.
Estes aviões atingiram as 100.000 horas de voo entre 29 de julho e 26 de setembro de 2016.
Em 05 de janeiro já tinham voado entre 101.218 e 101.786 horas de voo.

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