quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Colando grau na UFC

Colam grau, hoje (16) e sexta-feira (17), concludentes de Fortaleza e Sobral

A Universidade Federal do Ceará realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, solenidade de colação de grau de 655 concludentes de 56 cursos dos campi de Fortaleza. O ato ocorrerá na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e será presidido pelo Reitor Henry de Holanda Campos.

Em nome do corpo docente, falará na cerimônia o Prof. Gerardo Silveira Viana Jr., do Curso de Música, do Instituto de Cultura e Arte (ICA); em nome dos graduandos, Sérgio Marcelo da Rocha Jr., do Curso de Educação Física, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes).

SOBRAL – Na sexta-feira (17), a partir das 18h, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho, colarão grau 36 formandos dos cursos de Psicologia e Música do Campus da UFC em Sobral. Os oradores representantes dos professores e estudantes serão, respectivamente, o Prof. João Emanuel Ancelmo Benvenuto e Genilffson Cunha de Araújo, ambos do Curso de Música.

As solenidades de colação de grau de quinta (16) e sexta-feira (17) são voltadas a estudantes que precisaram fazer reposição de aulas devido à greve na UFC em 2016. Em janeiro, 1.050 concludentes já haviam colado grau na Instituição (https://goo.gl/KacF3G). 

A seguir, relação completa dos cursos cujos alunos serão graduados na cerimônia desta quinta-feira (16):

Faculdade de Direito: Direito.

Centro de Ciências: Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências da Computação, Estatística, Física (licenciatura), Geologia, Geografia (bacharelado e licenciatura), Matemática (bacharelado e licenciatura) e Química (bacharelado).

Centro de Tecnologia: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo e Design.

Centro de Ciências Agrárias: Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Zootecnia e Agronomia.

Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem: Farmácia.

Faculdade de Medicina: Fisioterapia.

Instituto de Educação Física e Esportes: Educação Física.

Centro de Humanidades: Ciências Sociais, História, Psicologia, Biblioteconomia e Letras.

Instituto de Ciências do Mar: Ciências Ambientais e Oceanografia.

Instituto UFC Virtual: Sistemas e Mídias Digitais.

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração.

Faculdade de Educação: Pedagogia (EaD e presencial).

Instituto de Cultura e Arte: Música, Cinema e Audiovisual, Design-Moda, Gastronomia, Dança, Filosofia, Jornalismo, Teatro e Publicidade e Propaganda.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 e 3366 7314

===

Enfermagem realiza pela primeira vez Cerimônia de Passagem da Lâmpada 

Pela primeira vez na Universidade Federal do Ceará, a Coordenação do Curso de Enfermagem e o Conselho de Representantes de Turma (Coretur) promoverão a Cerimônia de Passagem da Lâmpada para alunos do nono semestre de Enfermagem que ingressarão no internato. Trata-se de um ritual que simboliza o compromisso dos futuros enfermeiros "de manter acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano". É uma forma de perpetuar o ideal de serviço inspirado pela precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale (1820-1910). 

O evento acontecerá na próxima sexta-feira (17), às 16h30min, no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizado na Avenida José Bastos, 3390, no Rodolfo Teófilo. No total, 34 alunos ingressarão no internato de Enfermagem neste semestre, e a lâmpada será passada a eles pela Profa Neiva Francenely Cunha Vieira, ex-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e representante da primeira turma de Enfermagem da UFC. 

O aluno João Victor Santos de Castro, da turma do nono semestre de Enfermagem, explica que o novo currículo do curso ampliou de 8 para 10 o número de semestres, e os dois últimos são dedicados à prática em hospitais e postos de saúde. Como é a primeira vez que ocorre a Cerimônia de Passagem da Lâmpada na UFC, sua turma receberá a “chama” da professora e se tornará Guardiã da Lâmpada. No próximo semestre, serão eles que escolherão um representante da turma para repassar esse símbolo para o próximo grupo de internos. 

DAMA DA LÂMPADA – Em 1860, a precursora da enfermagem profissionalizante, a britânica Florence Nightingale, ao atuar na Guerra da Crimeia, implantou uma prática baseada no saber científico e reduziu a mortalidade dos soldados. Ela também humanizou o atendimento aos militares. Ela era chamada por deles de a "Dama da Lâmpada" por sua dedicação em visitar os feridos à noite com um lampião nas mãos. 

No Brasil, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada remonta a 1925, ano em que, segundo os organizadores do evento na UFC, ocorreu a formatura da primeira turma de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Instituto Nacional de Música, quando a lâmpada acesa passou de mão em mão entre as alunas dos anos anteriores até chegar às mãos das formandas da turma denominada "As Pioneiras". Desde então vem sendo uma representação constantes nos ritos da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai pra Portugal hoje?

EDP declara estado de alerta devido à tempestade Ana Estado de alerta para as regiões a norte do Rio Tejo. A empresa pode adotar...