Bom dia

UFC avança duas posições e fica entre as 10 maiores do País, de acordo com o Ranking Web of Universities

A Universidade Federal do Ceará passou da 12ª para a 10ª posição entre as maiores instituições de ensino superior brasileiras no Ranking Web of Universities (https://goo.gl/XKILRg), elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão vinculado ao Ministério da Educação da Espanha. Os dados fazem parte da edição de janeiro deste ano.

A UFC também avançou no ranking mundial, passando da posição 666, ocupada no segundo semestre do ano passado, para a de número 600. No total, são pesquisadas 11.995 instituições em todo o mundo. O crescimento foi ainda mais acelerado entre as universidades do BRICS, conjunto de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: a UFC passou da 68ª posição, ocupada em 2016, para a 30ª. Já entre os países da América Latina, a Instituição avançou quatro lugares e chegou à 18ª posição.

O ranking afere a visibilidade e presença das universidades na Internet, partindo do pressuposto que a dimensão de uma instituição de ensino superior se traduz na rede. Não se trata de uma avaliação dos seus sites, nem de sua popularidade aferida pela audiência.

Os pesquisadores do CSIC avaliam diversas fontes de dados, levando em consideração critérios como número de resultados indexados de pesquisas, citações de autores, quantidade de backlinks originados por redes externas e quantidade de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.

"Esse resultado é muito honroso e orgulha qualquer instituição. Ser a 18ª universidade da América latina e a 30ª entre os países do BRICS é um desempenho muito expressivo. Isso honra muito qualquer estado, e a sociedade cearense deve estar orgulhosa de sua universidade. A mim cabe reconhecer o trabalho de toda a administração e toda a comunidade acadêmica", disse o Reitor, destacando o trabalho que a UFC tem feito na graduação e pós-graduação e em áreas como inovação e empreendedorismo. "Esse investimento certamente dará bons frutos mais à frente. Hoje é dia de comemorar", concluiu. 

"Este é um resultado muito positivo por ser um ranking que adota, como metodologia, uma técnica de análise de dados a partir de informações extraídas da Internet, utilizando algoritmos de busca e inteligência artificial, que o torna muito independente", avaliou o Prof. Augusto Albuquerque, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração. "É importante observar que ele consolida os resultados que a UFC vem alcançando nos diversos rankings em que participa", completou.
 
Entre esses levantamentos, está o QS Universities Ranking (https://goo.gl/gLwQdz). No ano passado, a UFC subiu sete posições, aparecendo como a 87ª melhor instituição da América Latina. O QS considera a reputação internacional da instituição e diversos indicadores de desempenho, como número de artigos produzidos por pesquisador, citações, participações em redes de pesquisa e impacto das novas tecnologias. 

Também em 2016, o Ranking Universitário da Folha (https://goo.gl/L3IJDJ) já havia apontado a UFC como a 10ª melhor do País, avanço de uma posição com relação ao período anterior. O crescimento foi impulsionado principalmente pela melhora nos indicadores de ensino e inovação, bem como pelo bom resultado no quesito internacionalização.

Apesar de avaliarem aspectos diferentes da vida acadêmica (o que justifica a discrepância entre alguns resultados dos levantamentos), os rankings tornaram-se ferramentas que permitem comparar o desempenho das universidades diante de inúmeros indicadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário