Bom dia

Opinião

Cataclismo policial!

Recluso, neste final de semana, em meu sagrado lar campal, por opção, assisti todos os telejornais desde a última sexta-feira. 

Temas como educação, saúde, emprego e renda, futebol...et cétera, cederam, totalmente, seus espaços à violência urbana; a greves policiais; mortes; saques em comércios dos capixabas, cariocas e por aí vai...

A violência que se falava apenas nos grandes centros urbanos, chegou em todos os rincões e municípios da federação. 

O Estado - no sentido amplo da palavra -, desde a inércia de permitir a entrada de drogas em nossas fronteiras, e, até mesmo, dentro dos próprios presídios, em regime fechado, já não consegue atender os anseios de paz dos cidadãos.

Em Icó, o retorno das cadeiras nas calçadas à espera dos ventos do Aracati, com o bom bate papo saudável, o cafezinho quente, como é o desejo de nossa prefeita Laís Nunes, ainda permanecerá uma incógnita.

O tema é complexo, em que pese o esforço dos órgãos de segurança pública, que conta com total entusiasmo do Palácio da Alforria, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

A indústria da receptação de celulares parece prosperar em nossa urbe e acontece cotidianamente, como regra, com roubos a mão armada a jovens, adultos e idosos.

Com a chegada do Batalhão de Divisas, Grupo Raio de Motocicletas, Pró-Cidadania, Guarda Municipal; Ronda; fiscalizações e diligências ostensivas, e com o aparelhamento já existente - Polícias Civil e Militar, com apoio de todos, haveremos de encontrar uma saída.

Monitoramento eletrônico, também é parte da colaboração, que a gestão em curso já planeja implantar.

Querendo fazer parte desse processo, mesmo sendo dever constitucional do Estado, a prefeita Laís Nunes já participou de vários encontros-reuniões, em Icó e Fortaleza, sobre a grave situação. 

Essa discussão - segurança -, é um dever de todos os cidadãos e não permitirá cor partidária, mas compromisso plural!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
E meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário